Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 10 de Março de 2009 às 09:26

    Imprimir


O ex-governador de Mato Grosso do Sul José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, ingressou nesta segunda-feira com ação contra o Estado pedindo indenização de R$ 500 mil por danos morais sofridos em razão de 19 ações civis e criminais movidas contra ele pelo Ministério Público Estadual.

Para a defesa de Zeca, a atuação dos promotores do Gaeco (Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado) foi "covarde, midiática e caluniosa" e pede a indenização como forma de "penalizar e responsabilizar os responsáveis.

O ex-governador também protocolou representação na Procuradoria Geral de Justiça contra o procurador Marcos Sottoriva e outros cinco promotores responsáveis pelas ações --nas quais é apontado como chefe de esquema de pagamentos irregulares que, segundo a Promotoria, desviou quase R$ 30 milhões dos cofres públicos durante seus dois mandatos (1999-2006).

Na ação, Zeca disse que seu nome foi envolvido na denúncia como forma de "granjear o interesse da mídia". Os promotores, disse o petista, estavam "pessoalmente empenhados" em persegui-lo e "cientes da ausência da participação do autor em quaisquer dos ilícitos supostamente revelados".

A reportagem procurou o Gaeco, o procurador Marcos Sottoriva e a assessoria de imprensa do Ministério Público, mas ninguém ligou de volta até a publicação da notícia.

"Quero ser governador"

Mesmo sem qualquer indicação de que seu contra-ataque terá algum êxito nos tribunais, Zeca disse hoje, em entrevista à Folha, que se sentia com "a alma lavada". "Eu tenho absoluta certeza de que a Justiça vai reconhecer a clara perseguição política de que fui vítima. Sem provas ou qualquer evidência concreta, fui condenado e jogado à arena. Agora chegou a hora de mostrar a verdade", disse.

Afastado dos holofotes do cenário político desde o estouro do escândalo, em 2007, Zeca não escondeu que seu projeto é disputar a eleição para governador em 2010. Segundo ele, uma eventual aliança PT-PMDB rumo à reeleição de André Puccinelli seria "suicídio político". "Sou pré-candidato e quero voltar a ser governador em 2010", disse.

Questionado sobre o efeito eleitoral da enxurrada de denúncias que sofreu nos últimos anos, Zeca disse avaliar que "o povo" não "comprou a tese do Ministério Público".





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163800/visualizar/