Pátio recebe Antero e sinaliza apoio a Wilson Santos a governador
O ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) reforçou, em reunião reservada com o prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PMDB), a pré-candidatura de Wilson Santos a governador em 2010. Antero, que atuou como marqueteiro da campanha vitoriosa do prefeito cuiabano em 2008, foi pessoalmente à cidade-pólo do Sul do Estado. Foi recebido na quarta (4) pelo peemedebista no gabinete, num encontro que durou mais de duas horas. Ambos afinaram o discurso rumo às eleições gerais do próximo ano. Pátio, que derrotou nas urnas o ex-prefeito Adilton Sachetti, afilhado político do governador Blairo Maggi (PR), anunciou que a tendência é aderir ao nome de Santos para o Palácio Paiaguás, mesmo o PMDB tendo hoje no páreo o vice-governador Silval Barbosa.
A reaproximação do tucanato com setores do PMDB é motivada por um só objetivo: contrapor a turma da botina, grupo ligado a Maggi, que derrotou Antero a governador em dois pleitos (2002 e 2006). Em Rondonópolis, Pátio ganhou as eleições de 2008 sem apoio de Silval, que se mantém "colado" e fiel a Maggi. Em Cuiabá, Santos reconquistou novo mandato num embate duro no segundo turno contra Mauro Mendes, candidato do governador. Outro que sinaliza positivamente para uma composição entre PSDB e PMDB é o presidente estadual da legenda peemedebista, deputado federal Carlos Bezerra. Por oito anos os tucanos, sob Dante de Oliveira, comandaram o Estado, incluindo 8 meses do então vice-governador Rogério Salles (abril a dezembro de 2002). O PMDB esteve à frente do Paiaguás na década de 80, com Carlos Bezerra.
Projetos
Pátio aproveitou a presença do interlocutor do prefeito cuiabano para anunciar que pretende implantar em Rondonópolis neste ano dois projetos propagados em sua campanha e que já deram certo em Cuiabá. São eles: passe-livre para estudantes e curso pré-vestibular gratuito a pessoas carentes. No caso do curso preparatório para vestibular, a prefeitura busca parceria com o Movimento Negro. Numa espécie de cortesia, o prefeito adiantou que convidará Santos para ministrar aula inaugurar sobre "História de Mato Grosso". Tanto Pátio quanto Santos são professores. O curioso é que há mais de duas décadas, ambos abandonaram sala-de-aula para ocupar cargos eletivos. Por coincidência,s já foram vereadores, secretários municipais, deputados e, hoje, prefeitos.
Comentários