Homero leva problema para o Congresso e pede intervenção do governo federal
Diante do caos provocado pelas demissões e fechamento de plantas frigoríficas em Mato Grosso, o deputado federal, Homero Pereira (PR-MT), levou o problema para ao Congresso Nacional e pediu intervenção do governo federal na tentativa de evitar um agravamento da crise no Estado.
Em pronunciamento, Homero afirmou que as 12 unidades desativadas comprometem a livre concorrência no setor, situação danosa aos pecuaristas do Estado. “Sem concorrência, o mercado se fecha e apenas um grupo dita normas e preços, o que já está provocando sérios prejuízos econômicos aos produtores. Não apenas isso, e não tem capacidade instalada para atender a demanda”, denunciou o parlamentar na tribuna da Câmara.
Nesta quinta-feira (05.03), o deputado se reuniu como ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, junto com o presidente Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, do qual cobrou uma posição ao problema.
Homero solicitou que o governo conceda aos frigoríficos tratamento parecido ao das empresas automobilísticas, para as quais reduziu impostos por um tempo determinado.
Outra solução, conforme o parlamentar, pode aplacar os problemas financeiras das indústrias da carne, é o governo efetuar o pagamento dos créditos tributários que as empresas tem a receber.
O deputado adverte ainda que Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país, sem as unidades , haverá um colapso em toda a cadeia produtiva da carne.
Stephanes informou estar acompanhando a situação, já se reuniu com empresários do ramo e eles prometeram entregar um panorama do problema em 30 dias.
Comentários