TRE julga semana que vem se Juarez continua no cargo em Sinop
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso deve julgar, na próxima semana, o agravo regimental com a defesa do prefeito Juarez Costa (PMDB) para decidir se vai ser mantida a liminar para que ele continue no cargo ou se será cassada. Ainda falta definir se o julgamento será na sessão de terça ou da quinta-feira. Por se tratar de um agravo regimental, não há necessidade de ser inserido na pauta das sessões.
Caso a liminar seja cassada, o presidente da câmara, Mauro Garcia, pode assumir a Prefeitura. Ainda não foi confirmado quando o pleno do tribunal julgará o recurso para "derrubar" a decisão do juiz eleitoral de Sinop que cassou, em dezembro, seu registro de candidatura por abuso de poder econômico e político.
O juiz Renato Vianna Gomes é quem está analisando a denúncia do Ministério Público, provas anexadas ao processo onde Juarez é acusado de receber vales combustível da Assembléia Legislativa para sua campanha e os argumentos apresentados pela defesa. Renato foi quem concedeu a liminar para Juarez ser diplomado, empossado e que lhe mantém no cargo há 56 dias. O pedido da justiça eleitoral em Sinop para o TRE é para ser feita nova eleição.
Além da cassação do registro de candidatura, o Ministério Público de Sinop e a Justiça Eleitoral da Comarca reprovaram a prestação de contas do prefeito eleito apontando que houve falsificação da assinatura do prefeito em recibos, além da "doação" dos vales combustíveis pela Assembléia. No TRE, a defesa de Juarez será avaliada pelo desembargador Manoel Ornellas.
A assessoria do prefeito nega que a Assembléia tenha doado combustível para sua campanha e que os gastos foram bancados com recursos da coligação, apontandos na prestação de contas.
Comentários