Pagot articula apoio no Congresso Nacional para "destravar" o Dnit
Com um orçamento de R$ 17,6 bilhões para 2009, incluindo restos a pagar, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luiz Antonio Pagot, esteve nesta quinta-feira (19), com os presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Senado Federal, José Sarney, quando pediu ajuda às duas Casas para que a execução desse orçamento tenha sucesso garantido.
Luiz Antonio Pagot esteve reunido primeiro com o deputado Michel Temer, a quem pediu apoio com relação à regulamentação do uso da faixa de domínio das rodovias. O Diretor defende que as intervenções que venham a ser feitas, inclusive a construção de terceiras faixas ou duplicação, não necessitem de estudos de impacto tão complexos como os que são exigidos atualmente. Para o DNIT, tais exigências incidem sobre uma parcela do ambiente que tem destinação previamente definida e cujos impactos ambientais já foram admitidos e reconhecidos como necessários pela sociedade na época da abertura e pavimentação das rodovias. Outro tema do encontro foi a criação de instrumentos que evitem a burocratização excessiva da LDO, para agilizar a execução do Orçamento.
Já o Presidente do Senado se dispôs a atuar pessoalmente nessa desburocratização. Para Sarney, somente o trabalho conjunto entre TCU, DNIT e Congresso trará, com maior rapidez e eficiência, soluções concretas para acelerar a aplicação dos recursos previstos no Orçamento para a infraestrutura de transportes do país. “Precisamos de novas metodologias para que possamos trabalhar com eficiência, rapidez e transparência”, enfatizou Pagot.
Comentários