TCE valida objetivos do plano estratégico da gestão para 2009
O Plano Estratégico para 2009 do Tribunal de Contas de Mato Grosso foi validado nesta quarta-feira, dia 18/02, em reunião com conselheiros, procuradores e líderes de objetivos estratégicos. Na ocasião, também foram apresentados os resultados da pesquisa de satisfação aplicada no ano passado junto a servidores, gestores públicos e sociedade.
A novidade ficou por conta da implantação da nova metodologia de trabalho do Planejamento Estratégico. A partir deste ano, foi adotado o conceito Balanced Scorecard (BSC), que tem como foco o resultado.
Segundo o assessor especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Floriano Grzybowski, o BSC facilita a visualização das ações da Instituição para atingir seus objetivos estratégicos. “Com o BSC temos uma visão clara dos objetivos, indicadores e metas do Tribunal”.
Floriano explicou ainda que o conceito BSC é uma tendência de mercado e que boa parte das instituições públicas e privadas já trabalham com a metodologia. Além disso, há um acordo para que todos os Tribunais de Contas adotem o mesmo conceito.
Na reunião, o presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, disse que está muito satisfeito com o resultado obtido em 2008, pois das dez metas planejadas, somente a de implantar o Controle Interno não foi atingida. “Este ano os desafios são maiores e contamos com o apoio de todos para atingi-los”, ressaltou.
Para o Plano Estratégico de 2009, Floriano destacou a inclusão do Controle Social como estratégia da instituição. “Esse posicionamento reforça a intenção do Tribunal de aproximar a sociedade e de estimular a cidadania”. Ele informou também que os dez objetivos estratégicos da gestão expressam as metas do TCE.
Antonio Joaquim ainda destacou que o Planejamento de 2009 foi alinhado com base nas oportunidades de melhorias propostas pelo Gespública e na pesquisa de satisfação. “Desta forma sabemos exatamente onde precisamos reforçar as ações para termos êxito”.
Objetivos Estratégicos – De acordo com o assessor de Planejamento, os objetivos estratégicos foram agrupados em cinco perspectivas: sociedade; recursos públicos, fiscalizados; processos internos e aprendizado e inovações.
Na perspectiva da sociedade, os objetivos são: contribuir para a efetividade das políticas públicas, fortalecer a credibilidade do TCE como guardião da gestão dos recursos públicos e incentivar o controle social.
Na perspectiva dos recursos públicos são objetivos: garantir a celeridade e qualidade na emissão de pareceres e julgamentos das contas públicas e, ainda, coibir erros, fraudes e desvios nos atos de gestão dos administradores públicos.
Na perspectiva dos fiscalizados compõem os objetivos as seguintes ações: contribuir para a melhoria da eficiência administrativa dos jurisdicionados e melhorar a qualidade dos serviços e do relacionamento com os fiscalizados.
Na perspectiva de processos internos, os objetivos são: aprimorar a gestão do TCE/MT visando a excelência.
Na perspectiva do aprendizado e da inovação são objetivos: melhorar a competência profissional e gerencial e, também, promover a valorização e o comprometimento dos servidores.
Comentários