Pagot quer reverter resultados do DNIT e ataca empreiteiras
“O ano de 2008 foi um calvário para mim” assim se refere o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes, Luiz Antônio Pagot, ao desempenho da autarquia no ano passado. No ano de 2008, foram executados em obras R$6 bilhões, o mesmo desempenho do ano anterior, mesmo com acréscimo verificado nos orçamentos, em 2007 R$ 9 bilhões e em 2008 R$13 bilhões.
Quanto aos “culpados”, Pagot aponta principalmente as greves de procuradores como dos próprios funcionários do DNIT, o que segundo ele acabou atrapalhando o desenvolvimento das obras. Para espantar o desempenho do ano anterior, o diretor iniciou o ano em conversas com as empreiteiras, que segundo ele, não estão sendo “resolutivas”, ou seja, o andamento das obras está andando a passos lentos. O diretor promete trocar as empresas a “toque de caixa” e depois discutir a questão por meios jurídicos “quem avisa amigo é ou executa ou sai fora”, alerta Pagot. Quando questionado sobre qual seria a empreiteira com o maior problema no cumprimento de contratos, o diretor simplesmente afirmou que seria melhor não falar, mas alfinetou “visite Minas”.
Para este ano está previsto um orçamento de R$17,6 bilhões, sendo R$9 bilhões de investimentos e R$8,6 bilhões de restos a pagar. Pagot afirma que os programas previstos para esse devem atender a 100% da malha rodoviária existente no país dentre eles destaca o PIR IV, que deve atingir cerca de 26 mil quilômetros de estradas em dois anos e três anos de manutenção e o CREMA que deve atender a 32 mil quilômetros de estradas em cinco anos e dez anos de manutenção. No primeiro programa, está previsto um gasto de R$200 mil por quilômetro e no CREMA R$400mil.
Mato Grosso foi apontado como um estado com um dos piores problemas na malha rodoviária, devido ao alto fluxo de transporte de cargas. Estão previstas dentro do orçamento para este ano no estado investimentos da ordem de R$955 milhões nas estradas incluindo duplicação da estrada de São Vicente e trechos das rodovias BR 364, 163, 158 e 070.
Segundo dados do DNIT, divulgados em dezembro de 2008, 50% das estradas brasileiras estão em boas condições, 35% em estado satisfatório e 15% estão ruins. O diretor também anunciou que está em análise o projeto da Ferrovia Centro Oeste que orçada em R$5,6 bilhões.será um entroncamento da Ferrovia Norte Sul, saindo de Uruaçu (GO), passando por Cocalinho e Água Boa, em Mato Grosso.
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