Mais de 15,3 mil eleitores podem ter títulos cancelados
Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que em Mato Grosso 15.354 eleitores estão irregulares com a Justiça Eleitoral. Todos poderão ter o documento cancelado. Esta situação atinge todos os eleitores que não votaram nas últimas três eleições e, consequentemente, não justificaram a ausência do domicílio eleitoral.
Os cidadãos que estão com pendência com a Justiça Eleitoral terão até o dia 16 de abril para regularizar a situação. Conforme a legislação atual, uma série de punições está previstas para os eleitores que estão irregulares com o documento eleitoral.
O eleitor com pendência, por exemplo, não pode participar de concurso público, ser nomeado para cargo público, ser matriculado em faculdades públicas, fazer o passaporte, entre outras punições, que pode implicar também em multa.
Em Mato Grosso são 1.993.130 eleitores. Cuiabá, maior colégio eleitoral, com 368.188 votantes, tem 4.921 títulos passíveis de cancelamento, o que representa 1,33% do eleitorado da Capital.
Uma curiosidade apontada pelo Tribunal Superior Eleitoral é que nenhum morador do município de São Pedro da Cipa, distante 150 quilômetros da Capital, está com qualquer pendência com a Justiça Eleitoral. A cidade tem 3.292 eleitores.
Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para o eleitor que deixou de votar nas últimas eleições, cada Cartório vai disponibilizar no mural um edital com a relação dos eleitores em situação irregular. Além disso, o site do TRE também permite consulta ao título por meio de um link na página principal ( www.tre-mt.gov.br ).
Comentários