Contra LDU, Palmeiras põe em jogo 100% de aproveitamento no ano
O Palmeiras estreia na segunda fase da Copa Libertadores, nesta terça-feira às 18h, contra a atual campeã LDU e coloca em disputa uma invencibilidade de nove partidas e aproveitamento de 100% na atual temporada. O jogo é válido pelo grupo 1, considerado o mais difícil do torneio, que tem também Colo Colo, do Chile, e Sport, do Brasil.
Criticado no começo do ano por parte da torcida, o técnico Vanderlei Luxemburgo emplacou, até o momento, sete vitórias seguidas pelo Campeonato Paulista e duas pela competição internacional, dados que deram ao time o melhor início de ano do Palmeiras desde 1920, quando o clube conquistou 11 triunfos seguidos.
Para enfrentar a perigosa LDU, Luxemburgo praticamente confirmou Marcos como titular da partida. Para o goleiro, o duelo de estreia na fase de grupos deve ser o jogo mais difícil do ano. "Vamos enfrentar um adversário muito forte, que está motivado pelo título da Libertadores. Além disso, é sempre muito difícil jogar na altitude. Mas estamos preparados. Acho que vai ser um grande jogo", afirmou o arqueiro.
O zagueiro Edmilson corroborou a opinião do companheiro e espera uma partida complicada. "Fizemos muitos jogos difíceis até então, mas esse contra a LDU tem de tudo para ser disputado, pelas qualidades do adversário, pelo fato de jogarem em casa e por serem os atuais campeões. Da nossa parte, podemos dizer que estamos muito motivados e bem fisicamente. Temos condições de surpreender", completou.
Na LDU, que defende o título conquistado no ano passado, a equipe vem de uma vitória por 2 a 1 sobre o modesto Manta pelo campeonato equatoriano, mas terá a baixa do reserva Reinaldo Navia por lesão; seu provável substituto deve ser Richard Morales.
Para o volante Patrício Urrutia, a vitória conquistada pelo Palmeiras em Potosí, a quase 4 mil metros de altitude, é uma prova da capacidade do time brasileiro. "Eles acabaram de ganhar na altura da Bolívia, por isso que tomamos precauções para ficarmos com os três pontos", afirmou.
Assim como o Palmeiras, a LDU participa de sua 14ª Libertadores na história e também possui um título, conquistado no ano passado, enquanto o clube brasileiro levantou a taça em 1999. No geral, os dois times se enfrentaram apenas duas vezes, em jogos amistosos. O primeiro, em 1960, foi disputado em Quito e acabou em 1 a 1. O outro, em 1962, teve vitória brasileira por 4 a 1.
LDU X PALMEIRAS
Data: 17/02/2009 (terça-feira)
Horário: às 18h
Transmissão na TV: SporTV
Local: estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Javier Camargo (COL) e Julio Diaz (CHI)
LDU
José Cevallos; Jairo Campos, Norberto Araujo, Diego Calderón e Reasco; Patricio Urrutia, William Araujo, Alfondo Obregón e Damián Manso; Claudio Bieler e Walter Calderón. Técnico: Jorge Fossati
Palmeiras
Marcos; Maurício Ramos, Edmilson e Danilo; Fabinho Capixaba, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willians e Keirrison. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Comentários