Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Fevereiro de 2009 às 17:42
Por: José Luiz Laranja

    Imprimir


O deputado Adalto de Freitas Filho (PMDB), Daltinho, apresentou projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a instituir o programa de apoio ao obeso mórbido em Mato Grosso, que esteja inscrito para realizar cirurgia de redução de estômago em unidades da rede estadual de saúde. O programa ficará subordinado a Secretaria Estadual de Saúde.

“A maioria dos indivíduos obesos tenta por muitos anos perder peso, infelizmente sem obter sucesso. O projeto visa ajudar o paciente a ter atitudes capazes de proporcionar uma vida saudável e aproveitar o momento de auto-estima elevada para eliminar padrões de comportamento que favorecem a obesidade”, explicou o parlamentar.

De acordo com a propositura, a SES deverá disponibilizar uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento de tratamento pré-operatório, integrada por profissionais das áreas de endocrinologia, fisioterapia, psicologia, cardiologia, nutrição, assistência social, enfermagem e saúde bucal.

O paciente, deverá também ter acesso gratuito a medicamentos necessários ao tratamento de obesidade mórbida na fase pré-operatória e, o Estado autorizado a abrir créditos suplementares e especiais, se necessários.

O que é obesidade mórbida?

Um indivíduo é obeso mórbido se ele ou ela tem 45kg ou mais de sobrepeso ou têm um índice de massa de corpo de 40 ou mais. Peso em excesso freqüentemente provoca muitos efeitos adversos sobre a saúde.

Dados do Ministério da Saúde comprovam que a obesidade mórbida pode causar ou acelerar o desenvolvimento de diabetes, hipertensão, arteriosclerose, infarto no coração, doença pulmonar, doenças nos joelhos, nos pés e na coluna, vários tipos de hérnias, pedras na vesícula, varizes nas pernas e flebites, erisipela e infertilidade.

A obesidade mórbida pode aumentar a taxa de complicações na gravidez, em cirurgias e a incidência de certos cânceres em mulheres (mama e útero). No homem aumenta a incidência do câncer de próstata e intestino grosso. Outro problema gerado pela obesidade é a dificuldade respiratória. Algumas pessoas apresentam grande dificuldade para respirar quando estão dormindo, sendo sua expressão máxima: a queixa de dormir mal em função da necessidade de acordar por falta de ar.

Em um estudo realizado recentemente foi constatado em obesos entre 25 e 34 anos, o risco de morte é de 12 vezes maior se comparado a uma pessoa de peso na faixa da normalidade.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164626/visualizar/