Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Fevereiro de 2009 às 11:54
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


Trabalhar para que todos os municípios mato-grossenses tenham autonomia e estrutura para atender a população em todas as áreas. Este é o grande propósito do 1º vice-presidente e líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), para 2009. O trabalho em prol do municipalismo já é uma característica do parlamentar desde o primeiro mandado, iniciado em 2003. Porém, a intenção agora é reforçar este trabalho junto aos municípios mais distantes.

“Existem regiões mais difíceis de atender, mas fomos eleitos para ser deputado do Estado de Mato Grosso, então temos que fazer o máximo de esforço para estar em todas as regiões e municípios. O município de Ribeirãozinho, por exemplo, onde não tínhamos nem base, hoje, com conhecimento e trabalho já realizamos algumas ações e criamos um vínculo com a população. É assim que trabalhamos”, avaliou.

O parlamentar ressalta que fazer os encaminhamentos básicos dos municípios junto ao Executivo é também função do líder do governo. “Com a confirmação da liderança temos um trânsito melhor na Assembléia e também junto aos secretários, uma vez que participamos de reuniões periódicas com a equipe de governo”, pontuou.

Junto aos parlamentares, o trabalho do líder é na manutenção da governabilidade para que o Estado continue atendendo os anseios da sociedade e de todas as regiões.

Em relação aos temas que merecerão maior atenção neste ano, Savi destaca a divisão do chamado bolo tributário, ou divisão do ICMS com os municípios, que se dá por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Será feito um amplo estudo tentando chegar a um percentual aceitável para que os municípios que estão abaixo da linha da pobreza tenham um pouco mais de dignidade. Para isso vamos precisar da ajuda da Assembléia, dos municípios e do Governo do Estado”.

Outro assunto que promete muita discussão é o Zoneamento Socioeconômico Ecológico – ZSEE. As audiências sobre o assunto serão retomadas no mês de março. A última deverá ser realizada em Cuiabá, quando serão sistematizadas as reivindicações e encaminhamentos de todo o Estado para se chegar a um consenso sobre o projeto. “O objetivo é encerrar essa discussão neste ano, até porque 2010 é um ano político e há necessidade de que este assunto seja concluído”, ponderou o líder do governo.

Sobre a atuação na Mesa Diretora da Assembléia, Savi ressalta que vai trabalhar para corresponder as expectativas dos 23 deputados que lhe confiaram o cargo. Em relação às comissões temáticas, o deputado afirmou que vai continuar participando, porém, vai abrir mão das que exigem mais tempo para outros parlamentares do partido em função do seu trabalho na Mesa Diretora e na liderança do governo.

Projeto político para 2010 – Mauro Savi avalia ainda que a sua atuação em seis anos como deputado estadual lhe dá respaldo para desenvolver um novo projeto político para 2010, em busca de uma vaga na Câmara Federal. “Tenho grande abertura no próprio partido, respeito e compromisso de vários deputados estaduais e pretensos candidatos, uma base consolidada com a eleição de vários prefeitos e vereadores e um trabalho efetivamente voltado para as questões municipais”, ponderou.

Porém, Savi ressalta que isso é um projeto em construção e que não deve interferir na sua atuação enquanto deputado estadual. “Vamos cumprir com o nosso mandato para o qual fomos eleito com a maior responsabilidade. E, se lá na frente, nossa base avaliar que estamos prontos para um novo passo prosseguiremos com o projeto”, considerou.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164672/visualizar/