Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 12 de Fevereiro de 2009 às 12:07
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


A Sala da Mulher Olívia Enciso da Assembleia Legislativa prepara uma intensa programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher, (08.03). A expectativa é que diversas atividades sejam realizadas durante 10 dias nas dependências da Casa. Para isso, a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva convidou outros setores para ampliar e diversificar a Semana da Mulher.

Participam dos preparativos o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindal), Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalmat), Instituto Memória, Escola do Legislativo, Cerimonial, Credlegis, Plano Estratégico, Secretaria de Comunicação Social e TV Assembleia.

As comemorações serão abertas no dia 02.03, com Culto Ecumênico e Exposição Mulheres de Mato Grosso. No dia 03, as mulheres terão a oportunidade de participar da Semana da Beleza e da Saúde, quando serão oferecidos tratamentos de beleza, como massagem, maquilagem e profissionais da saúde para aferir pressão arterial. Esse dia também será marcado pela sessão solene em homenagem às mulheres, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

A sessão foi requerida pela deputada Chica Nunes, que considera o momento importante para debater os avanços, as conquistas e políticas públicas que melhorem as condições econômica e social das mulheres. “Essa sessão já faz parte das comemorações da Assembleia. É um momento para refletirmos o papel da mulher na sociedade”, explica a parlamentar.

Na reunião realizada na manhã desta quinta-feira (12), também ficou decidido que a Secretaria de Comunicação, comandada pelo secretário Osmar Carvalho, vai divulgar as ações ao longo da programação. “A mídia de uma forma geral é importante nesse projeto. Pois, a divulgação desse evento é uma forma de conscientizar a sociedade sobre as lutas e desafios que a mulher enfrenta no dia-a-dia.

A coordenadora defende que a participação dos homens é fundamental no processo. “Não adianta nada nós mulheres levantarmos bandeiras e lutarmos por direitos iguais, se os homens que são o contraponto neste momento, não vêm aqui pra ouvir e participar”, garante Janete.

No dia seguinte, acontece no saguão principal, a exposição de artesanato e artes plásticas feitos por mulheres. Além disso, serão feitos sorteios de brindes, apresentação de danças como ballet e gafieira, palestras e a tradicional missa mensal na Capela Nossa Senhora do Pantanal. “Estamos empenhados para que o evento seja um sucesso”, disse o presidente da Assalmat, José Wagner Coelho.

Da mesma forma, o Instituto Memória dará a sua contribuição com a exposição Mulheres Matogrossenses, E que Mulheres, feita há 15 anos pelo poder. Neste ano, a ex-vice-prefeita, Jacy Proença será uma das homenageadas como a primeira mulher negra a comandar a Capital. Também será feito o descerramento da placa da Sala da Mulher sob o comando de Janete Riva. “Vamos preparar uma agenda única para esse grande evento”.

Já o Plano Estratégico, através do Programa AmbientAção, vai promover oficina de reciclagem para a confecção de papel, inclusive de convites de festas. E convidar o Parlamento Mirim para participar da sessão solene. “A intenção é de tratar sobre o combate às drogas, prostituições e problemas familiares para que todos façam uma reflexão”, disse o coordenador do PE, Abílio Camilo Fernandes Neto.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164798/visualizar/