Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Junho de 2013 às 11:56
Por: Nelson Alves

    Imprimir


As principais metas e prioridades para Nova Olímpia nos próximos quatro anos foram sugeridas, discutidas e aprovadas durante todo o dia de sexta-feira, 21, na audiência Pública para elaboração do Plano Plurianual-PPA Participativo (2014/2017) convocada pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal e realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


 
O evento reuniu uma boa quantidade de pessoas, entre representantes do comércio, trabalhadores rurais, associações comunitárias, membros de igrejas, estudantes, professores, diretores e coordenadores de escolas, servidores municipais e estaduais, prefeito, secretários municipais, vereadores entre outros autores sociais.


 
Na abertura, o prefeito municipal Cristóvão Masson destacou que a participação da comunidade tem um peso muito importante na elaboração do PPA, “porque estamos discutindo os destinos de um município durante os próximos quatro anos em apenas um único dia”, citou, elogiando e agradecendo aqueles que naquele ato, estavam ajudando diretamente nas decisões da Administração Municipal no que tange ao planejamento da cidade a médio prazo. Ele enfatizando que “construir o PPA Comunitário Participativo é uma decisão política de quem acredita que governar é compartilhar poder e dialogar com a sociedade”.


 
O secretário de Planejamento, Edson Noel da Silva, o Edinho, citou que o evento foi uma oportunidade para a população se inteirar e, sobretudo, opinar sobre as decisões da administração municipal. “Discutimos os planos, metas e prioridades para a área urbana e rural do município, com relação a todas as Políticas Públicas, como Saúde, Educação, Assistência Social, Obras e Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Rural, Cultura, Esporte, Turismo entre outros setores”, pontuou Edinho, destacando que, como gestão transparente e participativa e atendendo os dispositivos legais, a Administração Municipal realiza a audiência para o povo expressar suas opiniões que deverão ser transformadas em propostas, projetos para o aprimoramento de políticas públicas do município.


 
“O planejamento é fundamental para uma administração pública de qualidade, como também é interessante que a sociedade participe e opine. É importante a participação popular neste processo, que além dos vereadores, a população saiba onde serão empregados os recursos públicos no município”, salientou a contadora Luzia Gattass, palestrante que conduziu toda a parte técnica da audiência. Ela relatou que os dados apresentados na audiência serão revisados pela equipe da Administração, e após essa revisão, o PPA será encaminhado e apreciado pelo Legislativo para assim, ter sua validade como planejamento orçamentário.


 
ALUNOS – Juventude participativa, antenada e preocupada com os destinos do município, vários alunos do Ensino Médio da Escola Wilson de Almeida participaram dos grupos de discussão, aprofundaram sobre o tema e sugeriram metas para o município. A participação desses alunos foi muito elogiada pela organização da Audiência, destacando que o jovem precisa se inserir nas discussões e colocar seu ponto de vista, sugerir, reivindicar, pontuar sobre seus anseios. “Vocês de fato estão exercendo a sua cidadania. Parabéns”, disse Luzia Gattass a todos os presentes.


 
PARTICIPANTES – Foram presenças marcantes na Audiência, os secretários Marcos Antonio de Lima (Educação), primeira dama Selma Masson (Assistência Social), Jairo Ayres (Saúde), Suzany Passarelo (Administração), Anselmo Mânica (Gabinete), Jailton da Costa (Desenvolvimento Rural), Edson Noel da Silva (Planejamento), Ari Cândido Batista (Obras), Raquel Soares (Controle Interno), vereadores Josimar de Lima, Silvano Gregório, Ronaldo Domingos de Alencar, Cida Cassate, Sergio Scheffer e José Pires de Morais Neto (presidente do Legislativo), servidores da Câmara e Prefeitura, diretores e coordenadores de escolas, chefes de departamentos e setores da Prefeitura, Edneia de Almeida (Acino), Valdeni Francisco dos Santos (Sindicato Rural), Antonio Carlos Santana Pereira (Sispuno), professores das escolas municipais e estaduais, comerciantes, agricultores, membros da comunidade, alunos do ensino médio da escola Wilson de Almeida e o pároco de Nova Olímpia, padre João Batista de Almeida que ao final da benção deixou a seguinte mensagem para a comunidade: “Quando fala mal da sua casa, você a defende, então, quando alguém falar mal da nossa cidade, não engrosse as fileiras dos maldizentes. Fale e vamos criar uma onda positiva de bondade na nossa cidade e as coisas caminharão na mais perfeita paz. Que Deus nos abençoe”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16513/visualizar/