Manifestações culturais são apresentadas à comissão da Fifa e CBF
O clima de festa tomou conta de Cuiabá. A Comissão da Fedération International e de Football Association (Fifa) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está na capital mato-grossense , candidata a uma das 12 vagas para subsediar jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014.
A inspeção terá início às 9h desta quarta-feira (04.02), mas a recepção calorosa dos cuiabanos, nessa terça-feira (03.02) no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e pelas principais avenidas de Várzea Grande e Cuiabá, demonstrou aos integrantes da comitiva à hospitalidade com que a população recebe seus visitantes. O presidente da CBF Ricardo Teixeira foi agraciado pela Câmara de Cuiabá, na noite desta terça, com título Cidadão Cuiabano.
Ainda na noite de terça, no Centro de Eventos Pantanal - maior espaço de eventos de Cuiabá- eles tiveram a oportunidade de conhecer e apreciar algumas das manifestações culturais de Mato Grosso. O show ficou por conta do grupo Flor Ribeirinha, que divulgou aos ilustres visitantes as típicas manifestações regionais: o Siriri e Cururu; e ainda Pescuma, Henrique e Claudinho e o apresentador Rolando Boldrin.
A comissão assistiu também a um vídeo sobre Mato Grosso, produzido especialmente para a divulgação do Estado, um documentário que enfatizou motivos e características para que Cuiabá seja a sede da Copa no Pantanal. O estado mato-grossense é o único a possuir três biomas, um dos principais pontos defendidos, é onde nasce o Pantanal estando Cuiabá a apenas cem quilômetros dele. As diversas atrações para o Turismo também foram apresentadas.
Em seguida, o trio Pescuma, Henrique e Claudinho apresentaram a música tema composta em parceria com o músico e compositor mato-grossense Pineto, que destaca a beleza do Pantanal. “O governo quer, Mato Grosso quer: a Copa do Mundo no Pantanal... Que sensacional, que sensacional, a Copa do Mundo no Pantanal”, assim diz trechos da canção, composta para a ocasião da Copa 2014 em Cuiabá.
Antes do jantar de boas vindas, assistiram ainda a apresentações de piadas, contos e cantigas de roça de Rolando Boldrin. As divulgações culturais regionais seguiram com as participações da cantora Vera Capilé e o violeiro Abel Santos. Dentre os pratos servidos, iguarias da gastronomias Regional como jacaré, peixes e outros da culinária cuiabana.
Além do governador Blairo Maggi e do vice-governador,Silval Barbosa, também recepcionaram a comissão da Fifa e CBF secretários de Estado e dirigentes de órgãos estaduais, os prefeitos de Cuiabá Wilson Santos e de Várzea Grande Murilo Domingos, e vice-prefeito Sebastião Zaeli, deputados estaduais, vereadores das duas cidades, os caciques Megaron e Raoni, representantes dos demais Poderes Públicos, de entidades esportivas, empresariais, culturais, imprensa e a atriz global Totia Meireles.
PROJETO
O presidente do Comitê Pró-Copa Cuiabá 2014, secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos Jorge, lembrou que essa festa é resultado de uma programação do governo, dos demais Poderes, entidades privadas e toda sociedade ao longo de 2008. Ele declarou que tudo foi feito com embasamento técnico, num planejamento correto, o que contribuirá positivamente para Cuiabá.
Yuri Bastos frisou, sobretudo, a manifestação pública no aeroporto e nas ruas, os enfeites nas fachadas de residências e comércio, além do apoio de personalidades nacionais como a atriz Totia Meireles, criada em Mato Grosso, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Baiano Filho, os jogos trarão muitos benefícios para Mato Grosso. Entre eles, citou reflexos e incentivos ao esporte regional, inclusive com a construção de complexos esportivos não só em Cuiabá e Várzea Grande, mas em outras cidades mato-grossenses.
O Projeto Técnico “Cuiabá 2014 - A Copa do Pantanal” será apresentado pelo Comitê Pró-Copa do Mundo de Futebol em Cuiabá, após a inspeção da comissão com sobrevoo, a partir das 9h desta quarta-feira, por pontos estratégicos da capital. Estão inclusos no projeto as melhorias pelas quais irá passar toda a infraestrutura da cidade para estar apta a subsediar a Copa 2014.
“Mato Grosso tem todo tempo necessário para construção de melhor estrutura e temos condições de levantar recursos”, garantiu o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual José Riva. O discurso de Riva foi reforçado pelo deputado estadual Sérgio Ricardo. Ele argumentou que hoje nenhuma capital do país está preparada para sediar os jogos da Copa, mas que Mato Grosso é uma candidata de grandes potenciais e, forte na disputa.
Comentários