Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 03 de Fevereiro de 2009 às 14:06
Por: Valdemir Roberto

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, José Geraldo Riva (PP), garante que a prioridade do PP é caminhar junto com PR, do governador Blairo Maggi, mas avisa que a legenda está aberta a conversações com todas as forças políticas. “O PP está dentro de um arco de alianças com o PR, mas não está nada fechado, não vamos fechar as portas”, disse Riva. O progressista bate na tecla de que o momento não é de pensar em alianças, mas sim de fortalecer a sigla, mas a bem da verdade é que Riva está colocando todo o seu poder de articulação rumo às eleições de 2010.

O cacique progressista tem conversado constantemente com lideranças como Jayme Campos (DEM) e Wilson Santos (PSDB). Com a presidência da AL e da Câmara de Vereadores de Cuiabá, com o vereador Deucimar Silva, o PP está em uma posição cômoda e já contabiliza suas primeiras vitórias. Riva diz priorizar um bom relacionamento com os republicanos, mas falta uma contrapartida. O PR se precipitou e se isolou ao lançar o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura (Dnit), Luiz Antônio Pagot, sem discutir com a base aliada. Pisando em ovos, os tucanos aproveitam a brecha e se aproximam do PP de Riva.

Os progressistas pressionaram e conseguiram “arrancar” duas secretarias de Wilson. Riva confirmou que os progressistas vão ter mais espaço no novo staff do prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB). O PP, que já tinha garantido o comando da Agência de Habitação, pressionou e ganhou a recém criada secretaria de Regularização Fundiária. Apesar de ressaltar que tudo foi acordado, Riva frisa que ainda não tem nenhum nome definido para a nova pasta. “Está confirmado, o PP vai ter mais uma secretaria, mas ainda não temos nenhum nome definido para a Regulação Fundiária”, afirmou.

O cacique progressista disse que o partido ainda está conversando e analisando o melhor nome para a secretaria. Riva lembrou que o suplente de vereador, Marcus Fabrício (PP), deve estar à frente da Habitação, mas ressaltou tudo vai depender de muita conversa. “A princípio, o Marcus Fabrício vai para a Habitação, quanto a Regularização Fundiária, ainda não temos um nome escolhido. Temos que avaliar e escolher uma pessoa que tenha bom conhecimento nessa área, para fazer um bom trabalho”, disse o parlamentar.

O presidente da AL acredita que o fato de seu partido estar no comando do Ministério das Cidades, com o ministro Márcio Fortes, pode ajudar a resolver os problemas de Cuiabá. “O PP tem o Ministério das Cidades, que tem muitos recursos para a regularização fundiária. Seria um bom momento para solucionar a questão dos loteamentos da capital, que estão irregulares”, avaliou.

ICMS -- Durante a sessão plenária de hoje, Riva defendeu uma reavaliação no sistema de distribuição do ICMS. Para o presidente da AL, é preciso levar em conta não só os fatores econômicos, mas também os sociais. “Tm que ser feito uma reavaliação no modelo de distribuição, porque não podemos focar apenas os parâmetros econômicos, temos que levar em consideração os parâmetros sociais. Não podemos conceber que o município como Cáceres, que tem cerca de 80 mil habitantes receba ICMS igual um município de 4 mil habitantes”, explicou o parlamentar.

O progressista cobrou mais participação do Governo do Estado diante dos problemas crônicos enfrentados pelos municípios. Para o deputado estadual, o Executivo Estadual precisa ajudar em questões como saúde, segurança e até no transporte. Riva defende que o Governo banque o transporte dos alunos da rede pública estadual e que os municípios arquem com as despesas dos seus alunos também.

Colaborou Raoni Ricci





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165279/visualizar/