Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 03 de Fevereiro de 2009 às 08:58

    Imprimir


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), adiou para esta terça-feira a escolha dos integrantes da Mesa Diretora da Casa. Ao contrário da Câmara, que definiu ontem os titulares dos cargos, o Senado decidiu adiar a escolha diante de atrasos na sessão de abertura do ano legislativo.

Os senadores escolheram apenas Sarney como novo presidente da Casa, mas precisam finalizar a composição da Mesa Diretora da Casa.

A divisão dos cargos na Mesa Senado é feita pelo tamanho das bancadas na Casa. Pela tradição, o PMDB ficaria com a presidência porque reúne o maior número de senadores: 20 no total. O PSDB e o DEM, segundas maiores bancadas no Senado com 14 e 13 parlamentares, respectivamente, vão ficar com a primeira vice-presidência e a primeira secretaria do Senado.

O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) vai ser indicado pelos tucanos para a primeira vice-presidência, responsável por substituir o presidente em casos de sua ausência. O cargo é cobiçado pelos partidos porque diversas votações do Senado são conduzidas pelo primeiro-vice --prerrogativa que poderá ser usada pela oposição em votações de interesse do governo.

O DEM, por sua vez, vai ocupar a primeira secretaria do Senado, responsável por administrar a Casa --inclusive suas finanças e licitações. O PT, pela divisão da Casa, é titular da segunda vice-presidência, enquanto DEM, PMDB e PSDB ocupam a segunda, terceira e quarta secretarias da Casa.

A Mesa ainda é composta por quatro suplentes, indicados pelos maiores partidos. A tradição na Casa, porém, prevê que os cargos menos cobiçados da Mesa e as suplências sejam negociadas com legendas menores para acomodá-las na direção da Casa. Na atual legislatura, por exemplo, o PR ocupa a quarta secretaria, cedida pelo PSDB ao partido.

Ao contrário da Câmara, onde há disputa pelos cargos na Mesa, tradicionalmente no Senado as indicações ocorrem por consenso dentro das legendas. Os partidos apresentam os nomes de seus indicados no plenário e são referendados pelos 81 parlamentares.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165321/visualizar/