Chuvas diminuem em Cuiabá e Pantanal tem a maior seca
As chuvas em Cuiabá, no primeiro mês deste ano, registraram apenas 106 milímetros, considerado menor índice pluviométrico dos últimos cinco anos. A falta de chuva também tem prejudicado o Pantanal mato-grossense, que sofre com a seca e poderá registrar um índice bem abaixo do normal.
A razão para Isso é que as chuvas não foram bem distribuídas e Cuiabá obteve 106 litros por metro quadrado no período de 1º a 29 de janeiro.No ano passado o índice atingiu um total de 356,5 milímetros.
Apesar de estarmos no período chuvoso, a estiagem parece persistir e já está preocupando diversos segmentos, principalmente a agricultura, que está com a lavoura comprometida.
Com a chuva abaixo do esperado para a época do ano, a região fica também mais vulnerável às queimadas.
O coordenador da Defesa Civil do Estado, Elton Guilherme Crisóstomo, disse ao site Olhar Direto que o índice foi bem abaixo da expectativa e pode ser prejudicial, uma vez que a Capital tem registrado altas temperaturas, quando o clima era para estar ameno.
No entanto, o coordenador ressalta que, de acordo com os cálculos, em 2004 o volume de chuva foi de 174mm. Já em 2005, 190mm, sendo que 2006 foi menor com 142,8 mm. O índice voltou a subir no ano de 2007 registrando 279mm.
Pantanal
A estiagem no Pantanal, que deveria estar no período de inundação, tem prejudicado a vida dos animais. Os rios estão abaixo da média e pesquisadores já apontam perdas na reprodução dos peixes, que dependem das cheia para a sobrevivência das espécies.
Além disso, os focos de incêndios foram intensos no mês de janeiro. O Parque Estadual Encontro das Águas, por exemplo, registrou 34 focos e destruiu boa parte de uma área na região.
Segundo a Defesa Civil, o relatório pluviométrico da região do Pantanal está sendo finalizado e deverá ser divulgado até esta sexta-feira (6).
Comentários