Prefeitos de MT discutem com Lula investimentos federais
Prefeitos de Mato Grosso estão confirmando presença no ‘Encontro Nacional com os Novos Prefeitos’, marcado para os dias 10 e 11 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com o presidente Lula. Em pauta, as ações implementadas pelo Governo Federal em prol das cidades, no que se refere a investimentos, bem como discutir assuntos da atual conjuntura.
Só Notícias apurou, junto à presidência da República, que temas ligados à mortalidade infantil, analfabetismo, sub-registro civil, o combate a pobreza e outros devem ser citados pelo presidente. Lula e sua equipe apresentam ainda os principais programas já desenvolvidos pela União, tais como o de Aceleração do Crescimento (PAC), de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Mais Cidadania.
Para o prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager (PMDB), esta será a oportunidade de pleitear também investimentos para os municípios, levando-se em conta a possibilidade de reuniões com deputados e senadores na capital brasileira. Do Nortão, devem participar também Marino Franz (Lucas do Rio Verde), Juarez Costa (Sinop), Moacir Giacomeli (Vera), Alessandro Nicoli (Santa Carmem), Sinvaldo Brito (Peixoto de Azevedo), Antônio Debastiane (Feliz Natal), Celso Banazeski (Colíder) e outros.
A abertura do encontro será no dia 10, com o presidente e os ministros, a partir das 14h. Às 17h haverá o primeiro painel: ‘Plano de Desenvolvimento da Educação e Mais Saúde’, apresentado pelos ministros Fernando Haddad (Educação), José Gomes Temporão (Saúde). O espaço prevê depoimento sobre as experiências bem sucedidas nas cidades brasileiras.
No dia 11, às 10h, será a vez do painel ‘Agenda Social: Bolsa Família, Mais Cultura, Territórios da Cidadania, com o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Juca Ferreira (Cultura) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrario). O intervalo será às 13h, para almoço.
A rodada de painéis será completada às 16h, quando as discussões irão tratar do PAC, às 18h, do Programa Nacional de Segurança com Cidadania.
Comentários