Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Janeiro de 2009 às 13:58
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


A Farmácia Popular de Tangará da Serra comemora no dia 1º de março, um ano de funcionamento. Neste período ela já vendeu 59.248 itens, atendeu 2.600 receitas, sendo que deste número 1.674 foram particulares e o restante da rede pública. Somente no mês de dezembro foram vendidos sete mil itens. E os atendimentos chegam a 140 por dia, entre informações, avaliação de receitas e forma de utilizar os medicamentos.

A farmacêutica e coordenadora da Farmácia Popular em Tangará da Serra, Rosangela Herrero Donini, afirma que a procura desde a inauguração da Farmácia, está seno muito grande. Segundo ela, uma das metas do programa é aumentar o número de atendimentos com receitas particulares. “Queremos abrangir o atendimento também para receitas particulares e não somente para pública. A procura já aumentou”, informa.

A coordenadora diz que a população pode solicitar o atendimento da Farmácia através do telefone, 3311-5139 ou 3311-5140. “O paciente que tiver com alguma dúvida na receita e necessitar de informação, preço de medicamentos e que também mora longe, pode estar nos ligando”, fala. Um outro ponto que a coordenadora destaca é com relação ao horário de atendimento. “A Farmácia Popular, funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e no sábado das 8h às 12h”, finaliza.

ITENS - As farmácias populares contam com, no mínimo, 95 itens de medicamentos correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos. Por meio da Fiocruz, os medicamentos são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país. Dessa forma, é possível reduzir, em média, até 90% o preço do produto e as despesas dos usuários com aquisição de medicamentos.

MEDICAMENTOS - Os dez medicamentos mais procurados nas farmácias populares são sinvastatina (redutor de colesterol), omeprazol (contra gastrite), captopril (para tratamento de doenças cardiovasculares). Há casos em que o medicamento pode ser adquirido nas farmácias populares por um preço seis vezes menor do que o praticado pelo mercado.

Levantamento do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o programa tem aprovação de 91% dos usuários. O atendimento prestado nas unidades foi considerado um ponto forte do programa por 97% da população entrevistada. Informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares, as patologias atendidas, os endereços das unidades e as orientações sobre cadastramento de farmácias e drogarias privadas na fase de expansão podem ser obtidas por meio do Disque Saúde 0800-611997 ou através do site www.saude.gov.br.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165730/visualizar/