Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 24 de Janeiro de 2009 às 14:31
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Araguainha (a 409 km de Cuiabá), que possui mil eleitores, o menor dos 141 municípios mato-grossenses, é o primeiro do Estado confirmado pela Justiça Eleitoral para sediar nova eleição. Como o TRE cassou o registro da candidatura do prefeito eleito Osmari César Azevedo (PR) e este não conseguiu derrubar a decisão no TSE, os eleitores vão retornar às urnas para escolher novo gestor.

No indeferimento ao recurso do eleito e cassado, o TSE determina que a nova eleição aconteça entre 20 a 40 dias. Em todo o país, já foi convocado novo pleito em 14 municípios.

Apesar do registro cassado, Osmari Azevedo se manteve na disputa até o final. Como não conseguiu reverter a sua situação jurídica, 62% dos votos que ele conquistou foram anulados. O seu único adversário, Antônio Pereira, Tõe Pereira (PMDB), teve 36% dos votos e não pôde ser empossado. Osmari insiste. Ele impetrou outro recurso, agora para o próprio TSE reformar a recisão.

O novo processo eleitoral é mais rápido. Os candidatos terão datas para registrar suas chapas, fazer propaganda eleitoral. Além de Araguainha, devem ocorrer nova eleição em outros dois municípios do Estado: Cláudia e Nova Olímpia. Em ambos casos, os recursos estão sob análise da Justiça Eleitoral. Devem ser julgados no próximo mês. Enquanto isso, os presidentes das câmaras municipais se transformaram em prefeitos "tampões".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165791/visualizar/