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Economia
Sexta - 23 de Janeiro de 2009 às 16:37

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A operadora Oi promoveu, em dezembro, uma limpeza em sua base de assinantes de telefonia móvel que resultou na eliminação de pelo menos 269 mil celulares, segundo cálculos feitos pelo jornal "Valor Econômico". A empresa se recusou a falar sobre o assunto, alegando período de silêncio para a divulgação do balanço do quarto trimestre de 2008.

Segundo o jornal, possivelmente os telefones móveis eliminados fossem pré-pagos que não estavam sendo usados ou linhas de clientes pós-pagos inadimplentes. Parte significativa dos cortes foi feita na região metropolitana do Recife - 19,1% do total -, mas também foram registradas baixas em várias cidades do Nordeste, além de Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O estado de São Paulo, onde a empresa começou a atuar em outubro, ficou aparentemente fora dessa medida.

Desde que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou a prévia das vendas de celulares no mês de dezembro, havia suspeitas de que a Oi tivesse feito uma limpeza. Porém, só foi possível confirmar esse movimento quando o órgão regulador divulgou os dados completos, na última sexta-feira (17).

Base de cálculo

O cálculo foi feito pelo Valor com base nas informações sobre o total de telefones móveis em cada um dos códigos de área (DDD) onde a operadora estava presente, em 17 Estados do Sudeste, Nordeste e Norte. Não foram incluídos os dados referentes à Brasil Telecom, cuja aquisição foi completada pela Oi neste mês de janeiro.

O jornal afirma que o número de cancelamentos pode ter sido maior que os 268,9 mil que aparecem na análise dos dados. Outros podem ter sido camuflados pela conquista de novos assinantes. Só é possível detectar os cortes nas áreas onde houve redução absoluta na base de clientes.

Também podem ter ocorrido desligamentos voluntários, feitos espontaneamente por assinantes da Oi que optaram por trocar de operadora ou simplesmente cancelar os serviços. Isso acontece todos os meses em qualquer empresa de telefonia.

O que indica a limpeza de base, no caso da Oi, é que em algumas cidades houve queda no volume de assinantes - algo raro em mercado e companhia em crescimento. Além disso, o veículo conta que representantes da empresa confirmaram a alguns analistas de mercado que promoveram esse enxugamento. Sem revelar o tamanho do corte.

Aumento do número de clientes

Mesmo assim, a Oi pode ter ampliado sua carteira de clientes em dezembro. Se considerados todos os assinantes que conquistou e subtraídos os desligamentos, o saldo é positivo de 85 mil. Mas um desempenho inferior ao que a empresa registrou nos meses anteriores. No terceiro trimestre, a companhia adicionou mais de 1,5 milhão de clientes – em média, mais de 500 mil por mês.

Quando entram na conta de dezembro as vendas feitas pela Brasil Telecom, a combinação das duas operadoras adicionou 351 mil linhas em dezembro e 8,3 milhões ao longo de 2008. Juntas, as empresas tinham 30 milhões de celulares no término do ano.

Os cancelamentos ocorrem após um período de vendas aceleradas para a Oi. A estratégia da operadora é comercializar apenas o chip do celular e não o aparelho. Dessa forma, a conquista do cliente é mais barata, já que não há subsídios. Mas, por outro lado, não garante a fidelidade. Muitas vezes, os clientes compram chips de diversas operadoras e usam o que lhes proporciona as melhores condições naquele momento.

A limpeza promovida pela Oi explica parcialmente a queda apresentada nas adições líquidas de usuários de telefonia móvel no Brasil em dezembro, mês em que foram habilitados 3,6 milhões de linhas de celular. O número está abaixo dos 4,7 milhões contabilizados em igual período de 2007, segundo a Anatel.

Outro fator que contribuiu para a queda foi a desaceleração da TIM, que atraiu 351 mil clientes na campanha de Natal. A operadora diminuiu o ritmo para garantir rentabilidade, segundo um relatório do Itaú. Conquistar novos assinantes acarreta custos para as telefonias e, até setembro, a TIM ainda estava abaixo da meta que havia traçado para sua margem operacional de 2008.





Fonte: Valor OnLine

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