Toninho de Souza assume liderança do PDT na Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador, jornalista Toninho de Souza, recebeu a missão de ser o líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Câmara Municipal a partir do dia 2 de fevereiro – data cujos trabalhos serão retomados no parlamento municipal. Com seis anos de filiação partidária, Toninho promete defender as bandeiras ideológicas do PDT na Casa, visando uma Cuiabá mais social e viável aos menos favorecidos.Ao receber a carta em que seu nome foi aprovado pelo presidente municipal do PDT, Mário Márcio Torres, Souza ressalta que a sigla fundada por Leonel Brizola (in-memória) saiu fortalecida das eleições municipais realizadas em 5 de outubro do ano passado.
De acordo com ele, um novo PDT surgiu das urnas em Cuiabá. Uma demonstração de força da sigla foi a participação direta de Toninho de Souza e de Adevair Cabral, outro vereador eleito pelo PDT, na eleição do novo presidente da Casa, vereador Deucimar Silva (PP), que venceu Lueci Ramos (PSDB) por 10 a 8. "É um novo PDT que está surgindo não só a nível de Cuiabá como também a de Estado. Crescemos muito com a eleição minha e a do Adevair. Temos espirito partidário e uma atuação conjunta na política. Precisamos falar a mesma língua para que o PDT seja respeitado por toda a sociedade mato-grossense", prega Souza.
Quanto à sua atuação na Câmara Municipal, Toninho de Souza defenderá três pontos que classifica como cruciais para que Cuiabá cresça e avance social e economicamente: trânsito, segurança pública e emprego e geração de renda. No trânsito, o vereador defende a volta da vigilância eletrônica em alguns pontos da capital à redução de acidentes, muitos deles com vítimas fatais. Mas Toninho sugere que a Câmara e a prefeitura realizem primeiro uma consulta popular para ver se a população aprova ou não o retorno dos pardais. "É preciso um envolvimento de toda a sociedade cuiabana. O assunto é polêmico, mas é preciso que a decisão seja tomada pela população. Será o povo que irá decidir pelo retorno ou não da vigilância eletrônica", disse. À segurança, um dos maiores problemas que vem afetando Cuiabá pelo alto índice de homicídios, roubos à mão armada, assaltos à banco, Toninho de Souza também crê como decisivo a participação popular para a redução da criminalidade.
De acordo com ele, além do reforço com aumento do efetivo da Polícia Militar na capital, é preciso reativar a Polícia Comunitária na maioria dos bairros, à expansão dos Conselhos de Seguranças e até mesmo colocar em prática a criação efetiva da Guarda Municipal, prometida pelo prefeito Wilson Santos em seu primeiro mandato.
O novo líder do PDT crê que o índice de desemprego em Cuiabá se dá principalmente pela falta de qualificação de milhares de pessoas. Segundo Toninho de Souza, o novo secretário de Esporte e Cidadania do município, o ex-vereador Aurélio Augusto, já se articulou antes mesmo de assumir o cargo e conseguiu junto ao Ministério do Trabalho sob comando de Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT nacional, cerca de R$ 5 milhões a serem empregados na criação e ampliação de vários de cursos profissionalizantes de médio e longo prazos.
Na área social, vereador pedetista irá sugerir ao prefeito Wilson Santos o aumento de escolas em período integral em Cuiabá, além da abertura das mesmas nos fins de semana para que crianças, adolescentes e jovens pratiquem esporte e fazem lazer com segurança."É preciso fazer com que os nossos adolescentes e jovens saibam utilizar esses espaços públicos, muitos deles ociosos, sem atividade no fim de semana. A prefeitura tem quadro de funcionários para trabalhar com esse grupo nos finais de semana. O que não pode ocorrer é a violência crescer, a exploração de trabalho infantil aumentar e nós como representantes do povo assistir tudo isso de camarote, cobrou o vereador.
Sem nunca ter passado por outra sigla partidária sem ser o PDT, Toninho de Souza promete ser um militante ativo. Quer incentivar adolescentes, jovens, idosos a conhecerem melhor o partido, reativar à militância pedetista, além de uma grande mobilização para a filiação de novas pessoas na sigla. "O PDT precisa criar novas lideranças, convidar representantes de vários segmentos da sociedade a se filiar no partido. Precisamos crescer e se depender de minha vontade e disposição, resgataremos a linda história do PDT em Mato Grosso", finalizou.
Comentários