Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 22 de Janeiro de 2009 às 12:33

    Imprimir


O petista William César Sampaio está confirmado oficialmente no cargo de superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Mato Grosso, conforme o RDNews já havia antecipado. O Diário Oficial da União publica nesta quinta (22) a Portaria 14 que traz a nomeação de William, assinada pelo presidente do Incra, Rolf Hackbart.

Para ser contemplado no posto, William contou com articulação junto ao Palácio do Planalto do seu padrinho político, o deputado federal Carlos Abicalil, que tem ligações estreitas com o presidente Lula. O novo superintendente integra a corrente majoritária Unidade na Luta, mesmo grupo do federal Abicalil e dos deputados estaduais Alexandre Cesar e Ságuas Moraes, que está afastado da Assembléia e conduz a secretaria estadual de Educação.

Há três anos o nome de William Sampaio é cotado para o Incra-MT, mas as articulações se intensificaram no mês passado, com a prisão pela Polícia Federal do então superintendente regional João Bosco de Moraes e de outros membros da diretoria e servidores do órgão, sob acusação de envolvimento em esquemas de fraudes. Bosco e os demais foram libertados quatro dias depois. Nesse interím, foi exonerado. Ele tinha sido indicado ao cargo pelo ex-senador Jonas Pinheiro, que faleceu o ano passado.

Agora, o PT volta a conduzir um dos órgãos que se que tornou complexo e problemático. O MPE acumula uma série de denúncias ligadas ao Incra-MT, como de servidores que supostamente estariam tendo vantagem indevida em processos de desapropriação de terra, além de outros crimes, como de estelionato e formação de quadrilha. Há processos sobre esquemas com terras devolutas do Estado e da União com deslocamento de títulos fundiários e irregularidades em alguns dos mais de 500 projetos de assentamento, com ação forte dos chamados grileiros dentro do órgão.

Disputa

Nos últimos 10 anos, o Incra-MT já esteve com o PMDB, sob indicação dos superintendentes Elarmin Miranda e Clovis Figueiredo Cardoso. Depois, sob Lula, veio o PT, com Leonel Wohlfahrt, afilhado político da senadora Serys Marly. Este caiu em 2007, abrindo espaço para o ex-pefelista João Bosco, servidor de carreira do Incra.

William Sampaio é tido como militante histórico do PT. Ele é servidor efetivo do Estado. Exerce cargo de gestor governamental e, as com mudanças na estrutura da administração estadual, foi remanejado da pasta do Planejamento para a Casa Civil. Seu pedido de licença do cargo no Estado para assumir o Incra foi assinado pelo governador Blairo Maggi desde o último dia 8.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165914/visualizar/