Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Janeiro de 2009 às 09:16

    Imprimir


O normal, segundo especialistas, é de dois a quatro abacates em cada cacho. Cacho gigante causou espanto em Rondonópolis.

Um abacateiro de 17 anos surpreendeu moradores de uma casa de Rondonópolis, distante a 210 quilômetros de Cuiabá. No pé, aproximadamente 20 abacates nasceram juntos em um mesmo galho. "Eu achei bonito um cacho de abacate que parece jaboticaba", disse a educadora Ilma Alves de Oliveira.

Para o engenheiro agrônomo com doutorado em Fruticultura, Paulo Roberto Alves de Oliveira acredita que o fenômeno ocorreu como uma forma de autodefesa da planta. "A planta sofreu com a poda e por isso que ela procurou autodefender-se e ela fez essa recuperação perpetuando a espécie. Fisiologicamente o hormônio de reprodução não agiu junto com as flores e criou-se esses galhos com bastante frutos", explica o engenheiro.

O abacateiro é típico de regiões tropicais e sub-tropicais. O Estado de São Paulo é o principal produtor da fruta no país. A produção de uma planta adulta oscila entre 200 a 800 frutos por ano, mas com no máximo de dois a quatro em um mesmo galho, o que torna o caso um registro raro no meio ambiente. Além de oferecer sombra o abacateiro é carregado de ingredientes que podem ajudar em uma alimentação saudável. "Ele é usado muito na medicina, em cosméticos e como nutrientes ele é altamente proteico", ressalta Paulo Roberto.

Por causa de todos esses valores nutricionais que dona Ilma faz questão de incluir a fruta nas refeições da família. " Na época que ele produz normalmente eu distribuo para toda a vizinhança. Todo mundo come desse abacate", finaliza a educadora.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165939/visualizar/