Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 19 de Janeiro de 2009 às 12:49

    Imprimir


O agricultor que segurou parte da produção de milho agora está lucrando alto. Em menos de 30 dias, as negociações do grão com o mercado externo cresceram em torno de 40%. A colheita foi boa, mas o resultado não deve se repetir na safrinha.

O trabalho para esvaziar o armazém é resultado da reação das exportações de milho. Em dezembro e janeiro, uma cooperativa em Sorriso, no norte do Estado, vendeu 3.600 toneladas. Segundo o gerente Anderson Oro, ainda falta comercializar 15% de toda a produção recebida no ano passado. "De dezembro para cá o mercado cresceu um pouco devido também a incentivos da Conab para exportação. O mercado aqueceu. A tendência é esse mercado se manter e continuar com as exportações em alta", afirmou Oro.

Um dos fatores para reação do mercado é a melhora no preço. A saca de milho não atingia os valores históricos registrados na metade do ano passado, quando chegou a quase R$ 20. Mas já anima os agricultores a fazer negócio.

A saca de milho em Sorriso foi vendida por R$ 14, um aumento de 40% em 30 dias. O agricultor João Carlos Turra não se arrepende de ter segurado parte da produção para comercializar agora. "Estamos com a expectativa de melhores de preço. Estamos torcendo que agora conseguimos um preço bom para viabilizar o nosso produto", observou o agricultor.

Mesmo com a melhora nos preços, os agricultores não estão muito animados com o plantio da safrinha de milho. O agricultor Nadir Sucolotti pretende reduzir a área cultivada. Ele conta que deve investir menos na lavoura. "No ano passado, em área, plantei 4.600 hectares. Esse ano vou plantar 2.800. Minha área deve estar próxima de 40% na redução da área do plantio de milho", revelou.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê para 2009 a exportação de 8 milhões de toneladas de milho. Será 1,6 milhão de toneladas a mais que o ano passado. Quanto à segunda safra em Mato Grosso, a Conab prevê uma redução de 11% na produção.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166175/visualizar/