DEM quer José Serra na disputa em 2010
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM-SP), e o presidente nacional do Democratas, o deputado federal Rodrigo Maia (RJ), defendem o nome do governador paulista, José Serra (PSDB), para liderar a aliança de oposição à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2010. Apesar de não citarem diretamente o governador como candidato à presidência da República, ambos sinalizaram que Serra seria o nome apoiado por uma frente que contaria ainda com o PPS, entre outros partidos. A intenção é ter o PMDB como aliado em 2010.
A aliança com Serra em São Paulo foi citada como exemplo. "Se o Serra sair candidato a presidente, continuaremos a aliança em São Paulo e teremos o governador como coordenador desse entendimento", disse Kassab, que participou sábado, ao lado de Maia, de um encontro regional do DEM em Ribeirão Preto (SP). Maia afirmou que o exemplo da aliança entre DEM e PSDB em São Paulo norteia a atuação nacional dos Democratas e, "a partir de 2011, se possível com a liderança do governador Serra, também estará em todo País".
O presidente nacional do DEM sinalizou ainda que deve insistir em ter o PMDB como aliado em 2010, com uma defesa enfática da candidatura de peemedebistas para as presidências da Câmara e do Senado, já que o partido tem o maior número de parlamentares em ambas as Casas. "O partido (DEM) respeita a proporcionalidade e cabe ao PMDB a presidência da Câmara e do Senado", disse o deputado Rodrigo Maia.
Comentários