Maggi barra projeto que cria parque no Paiaguás
O governador Blairo Maggi "barrou" a proposta do presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo (PR), que previa a criação do Parque Estadual Paiaguás que, conforme a proposta vetada integralmente pelo Executivo, se localizaria no entorno do Centro Político Administrativo e englobaria a Lagoa Paiaguás, que fica em frente à AL. Sérgio já havia até escolhido o nome da unidade de conservação. Ele pretendia denominar a área de Parque Estadual Júlio Domingos de Campos "Seo Fiote", em homenagem ao patriarca da família Campos.
A proposta, que já havia recebido aval dos 24 deputados, foi vetada em função da falta de informação do parlamentar, que não sabia que, em 2007, o governador já havia decidido que no local seria construído o Centro Estadual de Difusão Ambiental e de Cidadania. Em seu veto, Maggi argumenta que esse tipo de medida deve ser tomada apenas pelo Executivo, conforme prevê a legislação. "São de iniciativa privada do governador as leis que tratam da criação, estruturação e atribuições das secretarias e órgãos da administração pública".
Maggi alega ainda que a Sema não possui verba para a criação de novas unidades de conservação, bem como planejamento financeiro suficiente para a execução de atividades essenciais ao manejo. Além disso, o governador diz que o parlamentar não fez nenhum estudo técnico com o propósito de justificar a implantação.
Comentários