Operação de bombeiros é montada para combater incêndio no Pantanal de MT
Uma equipe composta por quinze homens do Corpo de Bombeiros devem conter o incêndio que atinge áreas do Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na divisa entre os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os bombeiros se dirigem para região ainda nesta quinta-feira para combater o incêndio que já consumiu pelo menos 7 mil hectares de área florestal.
Ontem (14), o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, João Rainho Junior e um técnico da Fiscalização, Fernando Luiz Mews, sobrevoaram parte da área do Parque Estadual onde estão sendo registrados, desde o início do mês, focos de incêndios subterrâneos, consequência da pouca precipitação pluviométrica na região. Segundo o tenente-coronel Rainho, os 34 focos de incêndio registrados no Parque até esta quarta-feira (14), se juntaram e formam várias frentes.
Os bombeiros, de unidades da Região Metropolitana de Cuiabá – do Comando Geral, 1º Batalhão, 2º Batalhão e da Companhia de Urgência e Resgate de Acidentados (CURA) -, serão levados para o Hotel Porto Jofre. De lá seguiram de barco, junto com os equipamentos, até fazendas localizadas próximas às frentes de incêndio. "Essas fazendas serviram de pontos de apoio aos bombeiros", explicou o tenente-coronel Rainho.
Após sobrevoar a região, Rainho disse que muitos pontos nesta época deveriam estar alagados e estão bastante secos. "Em razão das condições climáticas de seca no Pantanal, a Sema e Corpo de Bombeiros, está dando continuidade as ações de combate às queimadas", disse.
Saiba mais sobre o Parque
O Parque Estadual Encontro das Águas está localizado na divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal de Mato Grosso. No total, são 108.900 hectares de área, entre as cidades de Porto Cercado e Barão de Melgaço, na região Sul do Estado.
A área é bacia coletora de vários rios importantes, como o Cuiabá, Pirigara, Cassange, Três Irmãos e Alegre, além, do Rio Piquiri. Os focos de incêndio estão localizados na região extremo sul do município de Barão de Melgaço.
Comentários