Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Janeiro de 2009 às 09:51
Por: Rafael Costa

    Imprimir


O secretário estadual de Esportes e Lazer, Baiano Filho, deverá se desfiliar do PR nos próximos dias e migrar para o PMDB, atendendo a convite feito pelo vice-governador Silval Barbosa e o novo prefeito de Sinop, Juarez Costa, ambos peemedebistas. O que aparenta ser uma simples troca no jogo político revela a disputa velada já travada nos bastidores do Palácio Paiaguás entre Silval e o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, de olho em 2010.

No provável novo partido, Baiano Filho terá o apoio do prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), na tentativa de conquistar uma vaga de deputado estadual nas próximas eleições. De quebra, Silval Barbosa garantiria um aliado em favor da candidatura à sucessão do governador Blairo Maggi (PR), ao mesmo tempo que o PMDB ampliaria seu espaço político na estrutura do Governo.

“A filiação do Baiano, sem dúvida, fortalece o nome do Silval Barbosa para a disputa. Queremos que ele [Silval] seja o candidato da base aliada e sabemos da necessidade de ampliar apoios”, disse uma fonte ligada à cúpula do PMDB. A movimentação dos partidos que integram a base de apoio do governador Blairo Maggi evidencia a antecipação da disputa política em torno da ideia de uma candidatura única no bloco de sustentação.

No Palácio Paiaguás, crescem os rumores de que outros secretários de Estado são mais favoráveis à candidatura do vice-governador Silval Barbosa do que a de Luiz Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit). Ele já ocupou três secretarias no governo Maggi, mas o estilo ‘trator’, como é rotulado no meio político, teria lhe acumulado desavenças.

A preferência por Silval entre ala de secretários ainda corre longe do discurso oficial. Contudo, algumas lideranças partidárias já apontaram que o pouco tempo para viabilizar o nome junto ao eleitorado, e assim despontar na preferência de votos dos eleitores mato-grossenses, seria a principal dificuldade de Pagot na corrida sucessória.

No caso de Baiano, o ingresso no PMDB confirmaria a preferência pessoal no jogo político. Em paralelo, com a pretensão de ocupar uma das vagas na Assembléia Legislativa, Baiano Filho parece ter superado as desavenças com Juarez Costa e o próprio PMDB. Em 2006, o atual secretário ensaiou candidatura a deputado estadual e, no entanto, recuou para apoiar Juarez Costa, que veio a ser eleito com a promessa de retribuir o respaldo a Baiano na empreitada à prefeitura de Sinop.

Já em 2008, Baiano deixou às claras as diferenças com o então parlamentar Juarez Costa, que rompeu o pacto ao alegar que o crescimento de seu nome nas pesquisas de intenção de voto na disputa pela prefeitura de Sinop o levavam automaticamente à candidatura a prefeito.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166952/visualizar/