STF desembolsa R$ 380 mil contra grampos
O ministro mato-grossense Gilmar Mendes autorizou a compra de 55 aparelhos de telefone criptografados, ou seja, que impedem a colocação de grampos telefônicos, uma vez que as conversas e mensagens passam a ser codificadas. Para alcançar a comunicação segura, o órgão vai desembolsar a "bagatela" de R$ 380 mil com a compra de 20 celulares e 35 telefones fixos para compor o sistema de criptografia para telefonia da instituição. São 20 celulares e 35 telefones fixos. É o que revela o site Contas Abertas.
A privacidade nas conversas não é totalmente segura, apesar do alto investimento. Os telefones criptografados só funcionam entre eles. Neste caso, os sistemas dos aparelhos geram uma chave de bloqueio entre eles a cada cinco segundos para saber se a conexão está segura. Se for detectada alguma tentativa de interceptação, a ligação é encerrada no mesmo instante.
O medo de Mendes se justifica. Em 2008, um telefonema entre ele e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) teria sido gravado. Surgiram suspeitas de participação de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a cúpula do órgão foi afastada.
Comentários