Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 06 de Janeiro de 2009 às 06:55
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


As informações de que a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), poderá ser extinta foi negada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, lembrando que o governador Blairo Maggi (PR) quer reforçar e tornar sua estrutura melhor e mais competitiva para atender as reais necessidades da difusão de uma política agrícola que atenda a todos. "Vão haver mudanças, passando a mesma para uma condição diferenciada, ou seja, de empresa pública para economia mista, mas não se trata de sua extinção e as coisas serão feitas depois de esgotadas as discussões com deputados, sindicatos e os setores envolvidos", acrescentou o secretário. Como economia mista a Empaer poderia receber parceiros e investimentos privados em suas pesquisas.

Novacki confirmou a existência de estudos jurídicos, mas lembrou que a intenção do governador sempre foi de dotar e melhorar a situação da empresa pública para que ela pudesse realmente fazer aquilo para o qual foi criada. "Estamos num Estado iminentemente agrícola, portanto, tudo que for relativo a agricultura temos que reforçar, melhorar e procurar otimizar as ações", explicou o secretário da Casa Civil.

Ele ponderou ainda que essa discussão ainda é embrionária e será antes de tudo avaliada com os membros do Legislativo Estadual, sindicatos representativos da classe dos trabalhadores e também com o próprio governo federal, que já sinalizou pela implantação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisas (Embrapa), num trabalho feito pelo deputado Ademir Brunetto, vice-líder do Governo no Parlamento Estadual.

Eumar Novacki lembrou que no momento certo o governador Blairo Maggi irá abrir as discussões a respeito dessa questão para aperfeiçoar a proposta e garantir que tenha uma aceitação maior e a possibilidade de acerto ampliada de forma considerável. "Tudo que se discute com mais profundidade e com um amplo arco de participantes, tem maiores chances de ter sucesso e de trazer os resultados que se acredita sejam os mais acertados para Mato Grosso, para o órgão e para as pessoas que diretamente dependem dele na função de pesquisar, dar assistência e ampliar as possibilidade do setor rural ter sucesso em suas empreitadas", acrescentou Novacki.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167174/visualizar/