Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 23 de Dezembro de 2008 às 19:08

    Imprimir


Foram elaborados mais de 310 projetos para instalação de agroindústrias familiares em 138 municípios do Estado. Com recursos na ordem de R$ 13 milhões do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa), serão aplicados na construção de bases físicas e aquisição de equipamentos. O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Márcio Gaio, que participa da elaboração dos projetos, declara que a demanda está entre as duas maiores cadeias produtivas, a do leite e mandioca.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) é a gestora do Programa através da execução e construção da base física e entrega dos equipamentos. Os técnicos da Empaer são responsáveis pela elaboração do projeto e assistência na execução da agroindústria. Participam, também as Prefeituras e organizações de agricultores. Para o ano de 2009, os projetos serão executados para instalação e conclusão das agroindústrias.

Para participar do Programa da Agroindústria é preciso entrar com o projeto através de associações, cooperativas ou Prefeituras. É necessária uma ação coletiva com a participação da comunidade no processo. A própria comunidade identifica a necessidade de verticalizar a produção, permitindo maior agregação no valor final do produto, e consequentemente maior renda para o agricultor familiar.

Segundo Marcio, foram elaborados projetos para implantação de resfriadores de leite, farinheiras, beneficiadoras de arroz e milho, frigorífico para abater peixes, fábrica de ração, processamento de cana-de-açúcar, casa de mel, empacotadora de café orgânico e outros. Cada empreendimento deve atender no mínimo 10 famílias, essa é uma experiência de aplicação de recursos não reembolsável que vem atender a real demanda dos agricultores familiares.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167479/visualizar/