Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Dezembro de 2008 às 10:26
Por: Lorenna Rodrigues

    Imprimir


O Banco Central aumentou levemente a previsão de inflação para o ano de 2008. De acordo com o Relatório de Inflação divulgado nesta segunda-feira pela autoridade monetária, a previsão é de 6,2% neste ano, contra 6,1% do relatório anterior divulgado no final de setembro.

Para 2009, porém, a projeção diminuiu de 4,8% para 4,7%. As duas previsões ficaram acima do centro da meta para os dois anos que é de 4,5%.

Esses números são do chamado "cenário de referência", que leva em consideração a manutenção da taxa de câmbio em R$ 2,40 e a selic em 13,75%. Nesse cenário, a projeção para o primeiro trimestre de 2009 é de 6,3%. Para o quarto trimestre de 2010, cai para 4,2%.

O relatório chama atenção para o fato de, na comparação com setembro, ter havido uma contração mais intensa da atividade econômica mundial, principalmente pelo agravamento da crise mundial nos países emergentes.

"Depois de um período onde se acreditava que os efeitos da crise mundial nas economias emergentes pareciam ser, e de fato eram, menos intensos, corroborado ainda por um crescimento acentuado dos preços das commodities, essas economias passaram, nos últimos meses, a sofrer mais fortemente os impactos da crise", diz o texto.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167621/visualizar/