Leverger: 2ª colocada já vai à Justiça para ser diplomada
A candidata derrotada nas urnas por apenas 18 votos Glorinha Ribeiro Garcia (PP), de Santo Antônio do Leverger, pode ganhar seu presente de natal adiantado e ser diplomada na próxima quinta (18). Ocorre que com a cassação do registro e da inegebilidade por três anos do prefeito reeleito Faustino Dias Neto (DEM), que nesta sexta teve recurso negado pelo TRE, a Justiça Eleitoral pode optar por conceder à progressista o diploma. Em meio ao embate jurídico, não está descartada também a hipótese de uma nova eleição.
O assessor jurídico da ex-prefeita, advogado Lauro da Mata, anunciou que vai ingressar com o pedido de diplomação de sua cliente, com base no Artigo 224 do Código Eleitoral. Ele explica que, com anulação dos votos do prefeito reeleito, deve-se somar os votos nulos aos da candidatura derrotada. Se obtiver mais que 50%, não será necessário convocar nova eleição, pois a cadeira fica com a segunda colocada, nesse caso, a ex-prefeita Glorinha.
Ela teve 5.758 votos, 46,3% dos votos válidos. Foram computados 5,4% de votos nulos. Pelos cáculos de Lauro da Mata, Glorinha alcançaria a 51,7% e pode ser diplomada. Caso os votos brancos também possam ser acrescentados, Glorinha aumentaria seus votos para 53,6%. "Estamos bastante otimistas. Queremos que Glorinha seja diplomada no dia 18", diz Lauro da Mata. Faustino venceu com 5.776 votos (46,4%).
A situação para Faustino se complica cada vez mais. Ele foi cassado em primeira e segunda instância por captação ilícita de sufrágio (compra de votos), responde a um processo por desvio de dinheiro público por meio da empresa supostamente fantasma e ainda teve suas contas do exercício de 2007 reprovadas pelo TCE.
Comentários