Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Dezembro de 2008 às 16:47
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Desencadeada na manhã desta sexta-feira (12.12), a operação ‘Natal com Segurança 2008’, na praça da República, área central de Cuiabá. Até a primeira semana do mês de janeiro, mais de 1,9 mil homens das forças policias do Estado estarão reunidas atuando na prevenção à criminalidade. Serão empregadas 120 viaturas e mais 50 motoclicletas. Após a solenidade, foram distribuídas cartilhas e panfletos com dicas de segurança pela rua 13 de Junho, uma das principais vias comerciais da capital.

Em razão do intenso movimento no comércio nessa época do ano, um criterioso trabalho foi montado para garantir compras tranquilas e um fim de ano sossegado às famílias mato-grossenses. Para o interior do Estado, a preocupação é a mesma. Cada um dos Comandos Regionais (Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Juína), conta com uma ação diferenciada no final de ano.

Serão empregados 1.699 homens da PM, mais 237 da Polícia Judiciária Civil e 46 do Corpo de Bombeiros. Na praça da República foi instalada uma delegacia que funcionará nesse período das 9h às 22h. Empresários e pedestres também poderão fazer denúncias e solicitar atendimento por meio dos telefones 3624-1052 (praça República) ou pelo 3624-1053 (praça Santos Dumont).

Com a ação, áreas de grande concentração comercial de bairros de regiões distintas como Coxipó, Grande Morada do Ouro, CPA, terão ações específicas. Barreiras e blitzes serão realizadas diariamente, já que é pelo trabalho de abordagem e vistoria que possibilita aos policiais a localização de armas de fogo. Grande parte das apreensões acontece nas vias públicas.

Serão montados ainda 49 pontos demonstrativos da PM em toda Cuiabá e Várzea Grande. Eles serão compostos por dois policiais que podem realizar abordagens a pessoas e veículos. Barreiras policiais serão montadas ainda nas quatro pontes que interligam as cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Durante a solenidade, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, frisou a integração das forças policiais. "Nós já estamos colhendo os reflexos das ações que estão sendo empregadas. São abordagens, barreiras e a meta é que o trabalho continue assim". O comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito Campos Filho, lembrou que foram poucas as ocorrências registradas em 2007 em razão do efetivo, o que demonstra a eficácia do trabalho.

O presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), José Alberto, salientou que há seis anos a operação é realizada e sempre apresentou resultados satisfatórios. O vice-presidente da Associação Comercial, Hermes Martins Cunha, completa ”é uma parceria bastante salutar. Pessoas, o comércio em geral vive um clima diferente, as pessoas estão mais agitadas, se movimentam mais e os riscos são maiores“.

O superintendente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Manuel Gomes da Silva, lembrou que a parceria com a empresa Brasil Telecom, que cedeu as duas linhas telefônicas dos postos de atendimento, é de fundamental valia para que a ação de prevenção seja realizada.

O diretor da Polícia Judiciária Civil, delegado Lindomar Costa, informou que além da Delegacia Móvel na Praça da República, equipes estão de prontidão para atendimento a população em áreas de grande fluxo, nas imediações dos três shoppings instalados na Capital. Em razão da quantidade de documentos bancários expedidos nesse período, a Delegacia Fazendária também estará de prontidão para atuar.

Participaram da solenidade representantes do Sesc, de Associações Comerciais, o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Antônio Moraes, o comandante regional de Várzea Grande, Joelson Sampaio, comadantes de Bataçhões, Bases e Companhias Comunitárias, além de líderes comunitários.





Fonte: Assessoria PM/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168063/visualizar/