Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 12 de Dezembro de 2008 às 08:53
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O primeiro encontro regional do PMDB pós-eleições foi marcada por discursos inflamados, lágrimas e cobrança de uma candidatura própria do partido tanto a governador quanto a senador, em 2010. Os nomes mais cotados são do vice-governador Silval Barbosa, do deputado federal Carlos Bezerra e de sua esposa, a ex-deputada Teté Bezerra.

Um dos mais agitados foi o deputado e prefeito eleito de Rondonópolis, Zé do Pátio. Ele abriu discurso no plenário da Assembléia fazendo agradecimento aos vereadores reeleitos Adonias Fernandes, Mariúva Valentim e Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô. Na sua opinião, eles foram fundamentais para sua vitória. Depois, Pátio partiu para a emoção e até "arrancou" lágrimas do prefeito eleito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager. "Tivemos embates fortíssimos. Lutamos contra tudo e contra todos (em menção ao PR do governador Blairo Maggi). Em Nova Mutum foi muito duro não é Lirio?". Nesse momento, o prefeito se levantou para agradecer a Pátio e começou a chorar.

O mais contido no discurso foi Silval Barbosa, que afirma ser partidário, mas entende que o PMDB não pode deixar de apoiar Blairo Maggi (PR). Braço que sustenta o partido na base da gestão Maggi, Silval tentou contornar a crise, já que a maioria dos segmentos do partido defende ruptura com a administração. Ao mesmo tempo que deseja a unidade com o PR, destacou que a agremiação peemedebista não pode abrir mão de candidatura própria.

Agindo como se tivesse num palanque em época de campanha eleitoral, Bezerra se empolgou e criticou duramente o PR, chamando o governo de autoritário. Minutos depois, em entrevista ao RDNews, ele tentou amenizar os ataques. Disse que o PMDB quer fazer o máximo de alianças possíveis e que se o PR quiser compor a base será bem-vinda."Queremos todos os partidos, mas não abrimos mão de candidatura própria", avisa. O que o cacique peemedebista deseja, desde já, é que o PR, maior partido no Estado com 33 dos 141 prefeitos eleitos e reeleitos, venha aderir alguma candidatura do PMDB em disputa majoritária de 2010.

O PMDB possui hoje, segundo Bezerra, cerca de 40 mil filiados no Estado. Elegeu 25 prefeitos. Entre as cidades-pólos que passa a comandar estão Rondonópolis, com Pátio; Sinop, com Juarez Costa; e Sorriso, com Chicão Bedin. Bezerra adianta que em fevereiro acontece novo encontro. "Vamos realizar várias reuniões. Podemos até mesmo definir nosso candidato ao governo no final de 2009 ou início de 2010", prevê. Considerou a reunião produtiva e observa que "todos pedem candidatura própria do PMDB".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168135/visualizar/