Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 10 de Dezembro de 2008 às 14:58
Por: Luís Henrique Marques

    Imprimir


Entende-se como Karate-Do a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal e evolução interior característicos de Okinawa em seus primórdios (século XVIII) e do Japão a partir do início do século XX.

Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora,o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos. O combate desarmado nasceu antes da história escrita, mas as origens mais remotas são obscuras, muitas vezes encobertas pelo folclore de uma variedade de culturas do mundo.

Devido ao fato do karate ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de escolas e estilos (Ryus) foram desenvolvidos. Hoje existem inúmeras escolas no Japão, sendo as mais destacadas: Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, todas com ramificações pelo mundo afora.

Professor Antonio Felipe da Silva: O tangaraense Antonio Felipe da Silva, Cirurgião Dentista, Professor de Karate há a mais de 30 anos, fundador da Associação Olímpica de Karate e federação de Karate Interestilos, teve participação na fundação de mais de 30 associações no Brasil, autor de cinco obras sobre o Karate, produtor de vídeo e DVD sobre o assunto, proferiu palestras e cursos em vários países além do Brasil, como competidor já representou o Brasil em vários países da América do Sul e Japão, conquistando seis campeonatos sul americanos, três campeonatos internacionais, mais de 15 títulos brasileiros e um título mundial. Cidadão Mato-grossense pela assembléia Legislativa e Cidadão Tangaraense pela Câmara de vereadores, Além de várias homenagens pelo poder público. Agora é reconhecido no Japão pelos relevantes serviços prestados em prol do Karate Brasileiro e da América do Sul, pela Entidade máxima do Karate-Do Goju-ryu em todo o mundo, a international Karate-Do Goju-Kai Association – IKGA, com sede na cidade de Tóquio no Japão.

O título de Renshi-Shihan (Mestre superior) outorgado pelo Grão Mestre Saiko Shihan Goshi Yamaguchi, título este para Faixas Pretas acima de 6º Dan e que tenha divulgado o Karate além das fronteiras de seu País. Está é uma posição que poucos Karatecas possuem no Mundo.

Por isso a Associação Olímpica de Karate de Tangará da Serra se sente honrada em possuir em seu quadro de instrutores, Eminente figura de destaque internacional que faz a nossa cidade se sentir cada vez mais orgulhosa. Parabéns Mestre Felipe pela Comenda, você merece. Pois sabemos de vossa dedicação ao Caminho das Mãos Vazias (KarateDo).





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168222/visualizar/