Pivetta e Bruneto se unem contra pensão vitalícia
Após RDNews tornar público o projeto que já virou lei, deputados apresentam requerimento e questionam tramitação da mensagem que inclui no extinto FAP parlamentares da Legislatura passada
A polêmica em torno da "pensão vitalícia" que beneficia os parlamentares da Assembléia que legislaram de 2003 a 2006, através do Fundo de Assistência Parlamentar (FAP), que veio à tona a partir de matéria do RDNews desta terça (9) - confira aqui -, provocou reviravolta no próprio Legislativo. O pedetista Otaviano Pivetta e o petista Ademir Brunetto apresentaram um requerimento em sessão nesta quarta (10). O documento solicita informações sobre o projeto de lei que originou a Lei nº 9.041 deste ano e que permite aos deputados da 15ª Legilatura se inserirem no extinto FAP e, assim, terem direito à pensão vitalícia.
Logo após o encerramento da sessão, Pivetta e Bruneto se reuniram com os demais deputados para discutir o assunto. Eles reforçaram seus posicionamentos contrários à lei. No requerimento, os parlamentares pedem informações sobre a data de apresentação do projeto que originou a lei; quando se deu a reunião do Colégio de Líderes, já que o projeto, em tese, teria partido de Lideranças Partidárias em conjunto com a Mesa Diretora e, também, os nomes dos deputados que votaram pela aprovação do projeto, que virou lei sob a "canetada" do governador em exercício, Silval Barbosa.
O que diz requerimento assinado por Pivetta e Brunetto
"Tendo em vista o abismo de diferença social que existe em nosso país e as desigualdades sociais, e a ampla discussão sobre reforma previdenciária, e visando austeridade e transparência nos atos do Poder Legislativo, submeto o presente requerimento à elevada consideração de Vossa Excelência e demais pares, pleiteando a sua devida aprovação".
Otaviano Pivetta (PDT)
Ademir Brunetto (PT)
Comentários