PSB planeja manter Ciro Gomes na disputa à Presidência em 2010
Reunidos no Recife (PE) para um debate sobre a crise global, membros do diretório nacional do PSB decidiram reativar o projeto para lançar Ciro Gomes (CE) candidato à Presidência em 2010, informa o blog do Josias.
A pauta do encontro foi modificada após a divulgação da pesquisa Datafolha, que mostrou a ampliação da candidatura de José Serra (PSDB-SP) e o aumento nos índices de Dilma Rousseff (PT) na disputa. Na sondagem, Ciro conserva a posição de segundo colocado, mas com intenções de voto decrescentes.
A menos de dois anos da eleição, Serra lidera com taxas que variam de 36% a 47%, conforme o cenário. Ciro, o segundo colocado, caiu de cinco a seis pontos, enquanto a ministra da Casa Civil subiu cinco pontos e varia hoje de 7% a 12%. A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) manteve-se estável.
O Datafolha ouviu 3.486 pessoas com 16 anos ou mais em 180 municípios do país. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Em março, o mesmo Datafolha apurou uma taxa mais vistosa para Ciro: 20%. Internamente, o PSB atribui a queda ao sumiço de seu candidato. Em reuniões privadas, Lula tenta vender a idéia de que seus aliados devem apoiar o PT na candidatura de Dilma.
O deputado Rodrigo Rollemberg (DF), que assume em fevereiro de 2009 a liderança do PSB na Câmara, acha que "a candidatura do Ciro é natural. Um partido que tem um nome com algo como 15 a 20 pontos de intenção de voto, não pode abrir mão da disputa".
Comentários