Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Dezembro de 2008 às 14:34
Por: Eliana Bess

    Imprimir


Dia da Justiça é comemorado com homenagens e presença maciça da magistratura mato-grossense. A festa aconteceu na noite de segunda-feira (08.12), na Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam), em Cuiabá. O secretário-chefe da Casa Civil Eumar Novacki participou representando o governador Blairo Maggi, um dos homenageados.

Fundada em 08 de dezembro de 1968, a Amam completou 40 anos de serviços prestados a sociedade. A data foi celebrada com entrega de Diplomas de Benemerência a 16 personalidades da Justiça, entre desembargadores e Juízes de Direito. E Diplomas de Honorariedade para figuras expoentes da política de Mato Grosso como os ex-governadores José Fragelli, José Garcia Neto, Frederico Campos.

O governador Blairo Maggi e o ministro Gilmar Ferreira Mendes também foram homenageados. Maggi se encontra em viagem oficial no exterior e foi representado pelo secretário chefe da Casa Civil.

“O governador Blairo Maggi está nos Estados Unidos defendendo os interesses do Estado de Mato Grosso, mostrando que é possível o desenvolvimento do Estado de maneira sustentável. Ele receberá a homenagem pessoalmente, no Palácio Paiaguás, na semana que vem”, declarou Novacki, argumentando que o governador reconhece o esforço do Judiciário em contribuir com a administração. Na oportunidade Novacki foi convidado a entregar o Diploma de Honorariedade a Maurício Magalhães, chefe da Casa Civil no governo passado.

José Garcia Neto também frisou a importância do judiciário ao poder Executivo. “Com prazer estou aqui para receber essa homenagem porque sei da contribuição que esse poder dá com relação ao Executivo. São poderes que integram, juntamente com o Legislativo, os mais importantes”, destacou.

Segundo o presidente da Associação dos Magistrados, Antônio Horácio da Silva Neto, “mesmo as ações que parecem beneficiar somente a classe dos magistrados, atingem de alguma forma a sociedade civil”.

Entre as campanhas de esclarecimentos, a entidade está diretamente ligada as causas de responsabilidade social, como por exemplo o projeto Viva Idade, que promove o bem estar físico e emocional aliado a prática de exercícios físicos com palestras aos representantes da melhor idade.

Antônio Horácio também lembrou que a Amam teve participação efetiva na consolidação do Estado de Mato Grosso após a divisão, com permanência de comarcas existentes e criação de novas comarcas.

Atualmente a Amam possui em seu quadro social 339 associados, entre eles ativos, aposentados e pensionistas. Sua sede, localizada no Centro Político Administrativo comporta além dos setores administrativos, biblioteca setorial, clube de convivências, sala de magistrados, abriga a Academia Mato-grossense de Magistrados (AMA), centro de hospedagem para associados em trânsito pela Capital, salão de festas, parque aquático, quadras de tênis, campo de futebol e um miniestádio, além de estacionamento.

É considerada uma das mais belas e bem instaladas do país. Vale ressaltar que a área que a Amam ocupa, foi doada em 1976 pelo governador da época, José Garcia Neto.





Fonte: Casa Civil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168293/visualizar/