Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Dezembro de 2008 às 07:14
Por: Rafael Costa

    Imprimir


Candidato eleito pregou o discurso de renovação e venceu a magistrada Juanita da Silva Clait Duarte por 148 votos, contra 123 da juíza

Com 148 votos, Walter Pereira de Souza, juiz-auxiliar de entrância especial da 12ª Vara Criminal de Cuiabá e líder da chapa ‘Magistrados’, foi eleito o novo presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (Amam) para assumir a direção no biênio 2009/2011. A candidata derrotada, atual vice-presidente, juíza Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, da chapa ‘Compromisso e Integração’, obteve 123 votos.

Com o discurso de que a renovação se fazia necessária, Walter Pereira passou o dia acompanhando a movimentação dos magistrados na sede da Amam - local da votação – apresentando suas propostas. O magistrado aproveitou para tecer críticas pontuais à atual administração, que apoiava a adversária Juanita Cruz. “Se fosse uma administração perfeita, não teria necessidade de reparo. A minha chapa representa a renovação e tenho uma boa expectativa pela simpatia que tenho recebido da classe”, disse horas antes de ser iniciada a apuração dos votos.

Segundo Pereira, a atual administração se manteve distante de debates favoráveis ao avanço da classe jurídica, além de ter se omitido em questões de interesse coletivo. “A Amam deve discutir e propor sugestões para a escolha do presidente do Tribunal de Justiça, o que não vem sendo feito. A Associação dos Magistrados Brasileiros tem discutido há muito tempo e nós estamos fora do processo de discussão”, criticou.

A remuneração dos magistrados se tornou mais desigual nos últimos anos e em momento algum houve interferência da Amam para discutir a situação. É o que explica o juiz Walter Pereira. “A diferença salarial entre as entrâncias aumentou de 5% para 10% e em momento algum a direção da Amam se posicionou para questionar essa medida. Então, entendo que é necessário mudar”, observou. Questionado se a vitória contra a candidata do grupo situacionista poderia abrir disputas internas, o juiz Walter Pereira negou e disse ainda que todos poderão contribuir na sua administração. “A Juanita Cruz é uma pessoa excelente, ótima profissional e pode contribuir muito bem. Todos querem o bem da classe, mas por vias diferentes”.

Esbanjando simpatia aos colegas de profissão e aparentando muita tranqüilidade, a juíza Juanita Cruz da Silva também permaneceu no local de votação até a apuração dos votos e explicou detalhes de suas propostas. “Uma das metas é trabalhar junto com o Tribunal de Justiça para regularizar a titularização dos juízes que estão no interior, além de trabalhar por uma melhor integração”, disse. Juíza da 3ª Vara da Família de Várzea Grande há 16 anos e atual vice-presidente, Juanita Cruz entende que não entrava desgastada no pleito por conta de ser candidata do grupo situacionista.

Três desembargadores integram a chapa ‘Magistrados’ que assumirá a direção no dia 1º de fevereiro de 2009 em substituição à atual gestão comandada pelo juiz Antonio Horácio Neto. Juvenal Pereira da Silva e Manoel Ornellas estarão nos cargos de 1º-secretário e 2º-tesoureiro, respectivamente, além de Carlos Alberto Alves da Rocha, como 2º-vice-presidente.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168354/visualizar/