Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 08 de Dezembro de 2008 às 16:53
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


A implantação de cursos para portadores de necessidades auditivas segue orientação da lei de acessibilidade, promulgada em 2002

A disponibilidade de cursos superiores para surdos, através da Fundação Universidade de Mato Grosso (Unemat), poderá ser uma realidade. A indicação, de autoria do deputado José Riva (PP) seguiu ao governador Blairo Maggi (PR), que vê na educação a mola propulsora do desenvolvimento.

Conforme consta na proposta, fica sugerida a instituição de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que lançou projeto de expansão de graduação a distancia em Letras, através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

A implantação de cursos para portadores de necessidades auditivas segue orientação da lei de acessibilidade, promulgada em 2002, garantindo aos surdos ter professores ou instrutores de libras ou, ainda, intérpretes. “É dever das escolas a contratação desses profissionais, sempre que as famílias ou os estudantes surdos necessitarem”, explicou Riva.

Em São Paulo, a Universidade de Campinas (Unicamp) fez este ano o seu primeiro vestibular com cursos diferentes, específicos para alunos surdos e ouvintes que tenham fluência em libras. As vagas são para ensino a distancia de graduação em letra-libras (licenciatura) e bacharelado em tradução e interpretação de sinais.

“Em nosso estado existem centenas de situações que merecem ser resolvidas. Não só estudantes, mas há, também, professores portadores de necessidades auditivas que merecem atenção especial”, justificou Riva.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168356/visualizar/