Secretaria de Saúde do Estado é premiada e compartilha resultados
O secretário chefe da Casa Civil Eumar Novacki recebeu no final da manhã de sexta-feira (28.11), homenagem durante a I Exposição de Vigilância em Saúde (I Expovigi) que acontece na Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Cuiabá. No início do mês a Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso recebeu em Brasília o primeiro prêmio na 8ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças pela apresentação do “Boletim doVigiAR”. Novacki supervisionou as ações no Estado de Mato Grosso, envolvendo os trabalhos no combate aos focos de calor, envolvendo diversos segmentos da esfera federal, estadual e municipal. Esse trabalho refletiu consideravelmente na melhoria de qualidade de vida da população.
“Agradeço a dedicação de cada um. Foi um trabalho emblemático para Mato Grosso, suprapartidário, envolvendo os governos federal, estadual e municipais em um único objetivo: o bem da sociedade. Utilizando os mesmos recursos dos anos anteriores conseguimos surtir mais efeitos positivos nessa força tarefa. O sucesso deve-se ao entendimento de todos os setores e no ano que vem nosso desafio é ainda maior, vamos trabalhar dobrado para reduzir o não fizeram em 20 anos”, adiantou.
Para esse desafio ser vencido, Novacki pontuou que será necessário contar novamente com a parceria de todos os envolvidos, de forma mais organizada e mais ordenada. Isso porque reflete nos gastos da saúde, além da melhoria da qualidade de vida da população.
O Boletim VigiAR, premiado em Brasília é prova dos resultados positivos. Nele consta informações sobre a redução significativa de internações hospitalares de pacientes na faixa etária de menores de cinco e maiores de 60 anos.
Agostinho Moro, secretário de Saúde do Estado revelou que “a redução de queimadas, entre outras ações da Saúde, tem contribuído muito para essa redução”. “As informações oferecidas pelo boletim mostram o problema da poluição ambiental, onde ele está acontecendo e como pode ser resolvido, passando essas informações para os órgãos envolvidos e a população em geral – e isso é intersetorialidade que produz resultados”, afirmou Augustinho.
O major Héctor Péricles de Castro, coordenador do Geral do Grupo de Prevenção e Combate ao Incêndio também recebeu a homenagem.
I EXPOVIGI
A I Exposição de Vigilância em Saúde (I Expovigi) realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, na Escola de Superior do Tribunal de Contas, acontecem durante dois dias: 27 e 28 de novembro. Tem como finalidade a apresentação e relato de experiências de sucesso e os resultados de programas, campanhas e atividades bem sucedidas bem como de projetos e pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito da Saúde do Estado, com foco nas ações de Vigilância em Saúde.
Comentários