Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 27 de Novembro de 2008 às 11:28

    Imprimir


Ainda há tempo para que pecuaristas de 18 estados e do Distrito Federal vacinem bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. O prazo regulamentar para a segunda e última etapa da campanha contra a doença, em 2008, termina neste domingo (30). Nesses quatro dias restantes, os criadores ainda podem adquirir e aplicar a vacina em todo o rebanho.

A expectativa do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) é imunizar mais de 75 milhões de bovídeos nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Amapá, Acre, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Após o encerramento desta etapa, será o momento de declarar o rebanho vacinado nos escritórios das agências de defesa agropecuária de cada estado. O período para efetuar a declaração segue padrão de cada estado e pode ser de sete a 15 dias, após o final da campanha.

Esse procedimento, segundo o coordenador-geral de Combate às Doenças, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Guilherme Marques, é fundamental. "Caso não declare, o criador pode pagar multa em dinheiro, perder a Guia de Trânsito Animal (GTA), entre outras penalidades previstas pela legislação sanitária", enfatizou.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168874/visualizar/