Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Novembro de 2008 às 15:01

    Imprimir


A audiência pública para apresentar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Foz do Cedro, que será instalada no rio verde, na divisa de Sorriso e Lucas do Rio Verde, será amanhã, às 8h, na Câmara de Sorriso. Os técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) explanarão aos interessados sobre o assunto. A PCH terá capacidade instalada para gerar aproximadamente 28 MW de energia elétrica. O relatório é apresentado depois de feito o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) e, após isso, a empresa pede a Licença Prévia (LP) junto aos órgãos ambientais.

Concedido a licença é feito o leilão e a outorgada estará autorizada a começar a construção. Como ficará na divisa entre os dois municípios, é necessário audiência pública para apresentá-lo nas duas cidades. Em Lucas do Rio Verde, onde ficará o parque de máquinas, já foi realizada. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema indicou os representantes na audiência para acompanhar os trabalhos, designando membros do Instituto Creatio, Associação Regional de Pesquisa Cientifica e Ambiental (ARPCA) e Sema.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPAHN) já realizou Projeto de Diagnóstico do Patrimônio Arqueológico e Cultural da Área de Influência Direta da Foz do Cedro. Arqueólogos designados pelo instituto estudaram a área de abrangência da PCH nos dois municípios. A implantação faz parte do planejamento do Governo Federal para ampliação da capacidade de fornecimento de energia no Nortão e está incluída no plano decenal 2008-2017. Mais de 20 projetos de PCH’s na região estão em estudo.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168918/visualizar/