Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 26 de Novembro de 2008 às 14:26
Por: Sandra Costa/Uiara Ribeiro

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Sérgio Ricardo (PR), disse que inadmissível o baixo rendimento de Mato Grosso no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “A pasta tem o maior orçamento do Estado. Não dá mais para admitir. Estamos discutindo recursos para ano que vem e vejo que quase R$ 1 bilhão, que é destinado à pasta, é suficiente para termos uma Educação bem avaliada”, criticou o parlamentar.

Para ele, é necessário fazer um estudo aprofundado para entender o porquê do baixo rendimento na prova. “Proponho uma análise profunda envolvendo todos os segmentos da sociedade, as secretarias, os prefeitos, os professores. Temos que fazer um congresso, ficarmos reunidos uma semana, quinze dias e reunir todos os educadores, estudiosos, estudantes para saber o que está acontecendo”, afirmou Sérgio lembrando que em alguns momentos o Estado é destaque no aproveitamento e em outros não.

“Temos que trabalhar um nivelamento, uma forma desses recursos que chegam a quase R$ 1 bilhão os investimentos na área de Educação no ano que vem em 2009. Isso é preocupante porque é através da Educação que se recupera um estado, um país”, alertou o deputado.

Já o deputado estadual José Riva (PP), que também é o Primeiro-secretário da Casa, disse que os resultados da avaliação apontam que não basta cuidar da parte física com construção de novas escolas, mas também na pedagógica. Segundo o parlamentar, o mal desempenho de Mato Grosso no Enem não significa falta de gestão, e sim que os investimentos na Educação para darem resultados necessitam de uma política de médio e longo prazo.

“Precisamos repensar a parte pedagógica. A educação fraca ela compromete o desenvolvimento do Estado e eu acho que o Estado vai começar a apresentar resultados dos investimentos que estão sendo feitos na Educação a partir de 2011 porque é uma área que você investe hoje e o resultado não chega amanhã”, apontou Riva.

Silval não comenta números

O vice-governador, Silval Barbosa (PMDB) disse que ainda não tomou conhecimentos dos dados divulgados no Enem e que aguarda o secretário de Educação, Ságuas Moraes (PT) retornar de uma viagem a Brasília para uma reunião.

“Vamos sentar para discutir como foi à pesquisa. Portanto, eu não posso te responder”, afirmou Barbosa, que recebe essa notícia com muita preocupação. “Tudo que não vai bem, em qualquer área do governo, traz uma preocupação para qualquer gestor público. E para mim como vice não é diferente ao ver um índice desses, mas eu não posso falar cientificamente porque não vi a pesquisa”, resumiu.

Blairo diz que faz sua parte

Já o governador Blairo Maggi (PR) disse que viu os números apenas por meio da imprensa e que Mato Grosso repetiu os índices do ano passado. No entanto, Blairo afirmou que vêm cobrando dos secretários, professores e pais, ao entender que a responsabilidade é de todos, além de investir na infra-estrutura e modernização das unidades educacionais.

“Estamos indo para 100% das escolas reformadas assim como construímos outras novas com recursos modernos como computadores ligados à rede. Claro que não são todos ainda. Os professores são capacitados e estamos fazendo esforço grande na questão de adequar os seus salários. Nas reivindicações mínimas que eles têm pedido claro que isso não é o máximo que eles querem, não têm faltado recursos”, apontou Blairo, alegando que o Estado tem investido 25% do Orçamento na pasta.

“Infelizmente não temos visto a progressão, especificamente, dessa prova, o Enem. Em outros testes temos ido até bem, galgado outros postos. Na prova Brasil, por exemplo, que melhoramos de posição”, comentou.





Fonte: PnB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168924/visualizar/