Sociedade não se interessa pela LOA, diz José Riva
O deputado José Riva (PP), primeiro-secretário da Mesa Diretora e presidente eleito da Assembléia, disse durante a apresentação da Lei Orçamentária Anual de 2009), em audiência pública, que "a sociedade não se interessa por isso". Riva é o relator do projeto que prevê a arrecadação e a detalhação dos gastos públicos do Estado para o próximo ano. A peça orçamentária está na Assembléia para ser analisada pelos parlamentares.
Sobre a declaração do desinteresse da sociedade em discutir a LOA, o deputado explica que o planejamento público deixa muitas brechas. "As pessoas criam expectativas sobre o que está previsto no orçamento, mas cerca de 50% das propostas de gastos sofrem alteração por meio de emendas". O deputado disse também que "o governo está dividindo fatias de um bolo sem saber qual é o tamanho desse bolo". Ele se refere à distribuição das verbas detalhadas no orçamento anual. Riva afirma que as mudanças no orçamento no decorrer do ano fazem com que "infelizmente a peça orçamentária chegue a ser fictícia, mas serve de representação para o remanejamento do dinheiro público".
O progressista avalia que, com o momento pelo qual passa a economia mundial, é praticamente impossível prever com clareza do orçamento. José Riva chega a brincar dizendo que no país existem milhões de técnicos de futebol e cada um tem uma opinião diferente e o mesmo acontece na economia. "Assim como temos milhões de técnicos da seleção, também temos mais um tanto de economistas", disse.
Comentários