Evento da Seduc debate novos paradigmas na gestão de pessoas
Diversos aspectos da gestão de pessoas estão em debate num evento que está sendo promovido a partir desta terça-feira (25.11), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Sob o tema “Gestão de Pessoas na Educação de Mato Grosso: um novo olhar”, o evento vai até a próxima sexta-feira, reunindo cerca de 800 profissionais da educação, de Cuiabá, Várzea Grande, Baixada Cuiabana e do pólo de Diamantino.
Hoje, estão presentes no local diretores e secretários de escolas e assessores pedagógicos da Seduc. Durante os quatro dias, serão debatidos temas como a saúde dos servidores da Educação Pública, programas de qualidade de vida e o processo de atribuição de jornada de trabalho nas escolas.
A abertura do evento foi feita pela superintendente de Gestão de Pessoas da Seduc, Vera Pereira Araújo. Ela destacou que a promoção é um importante espaço para a reflexão de temas ligados à gestão de pessoas. Hoje, estariam em avaliação as ações de saúde desenvolvidas e incentivadas pela Seduc, tanto para seus próprios servidores como para as Secretarias Municipais de Educação.
Pela manhã, fizeram palestras no local o técnico da Seduc, Suelme Evangelista Fernandes, e a médica Marina Azen. O primeiro fez uma avaliação erm nome da equipe do Programa de Ações Articuladas (PAR). O PAR é um diagnóstico da situação dos municípios, que possibilita a formulação de políticas públicas e investimentos. Conforme Verinha, para 2009 já existem recursos alocados para construção e reforma de escoas, por conta deste diagnóstico. Já a médica Marina Azen abordou o tema “Saúde do trabalhador”. À tarde, o consultor de empresas, Rogério Leme, falou sobre “Avaliação e Desempenho”.
Amanhã, durante todo o dia estarão em discussão as portarias que definem os critérios de composição do quadro de pessoas das escolas via web e o processo de atribuição da jornada de trabalho.
Desta etapa participarão somente os secretários escolares e assessores pedagógicos. Este trabalho já foi realizado nos demais pólos da Seduc no interior.
Na quinta e sexta-feira, as atividades serão práticas. Os participantes serão deslocados para laboratórios onde terão acesso a terminais de computação. O objetivo é participar de capacitação para o preenchimento do quadro de pessoal das escolas, via web.
Ao lado do auditório onde estão sendo realizadas as palestras, a Gerência de Qualidade de Vida da Seduc instalou estandes sobre as ações desenvolvidas pelo setor. Os participantes podem, inclusive, caso ainda não o tenham feito, tomar a vacina contra rubéola. Também estão no local fonoaudiólogas que trabalham num programa desenvolvido atualmente numa escola de Cuiabá e outra de Várzea Grande, visando a saúde vocal e auditiva dos profissionais da educação.
A abertura contou com apresentações culturais feitas através de um trabalho desenvolvido pela Qualidade de Vida, em convênio com a Escola de Artes da UFMT. A coordenadora da Escola, Silbene Perassolo, apresentou o programa “Imaginarte: Cantando, Dançando e Ouvindo a Arte”. Na entrada do auditório “Aracuã” estão expostas telas produzidas por servidores da Seduc que participam do convênio com a UFMT.
Comentários