Associação de Aposentados e Pensionistas pede apoio ao primeiro-secretário da AL
O deputado José Riva (PP) recebeu na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Associação Estadual de Aposentados e Pensionistas (AEAP/MT), Silvino Monteiro, que trouxe reivindicações da classe no sentido de ação junto ao governo para iniciar a obra da sede própria e ajustes na concessão do passe livre da categoria. Dados da AEAP indicam que Mato Grosso tem aproximadamente 214 mil aposentados e pensionistas. Somente em Cuiabá são 44 mil e na vizinha Várzea Grande, 27 mil.
O dirigente informou ao deputado Riva, que a AEAP tem uma área próxima a estação rodoviária, mas necessita de aporte para concretizar a estrutura da Casa do Aposentado.
Havia, segundo Monteiro, uma emenda de R$ 100 mil alocada na Secretaria de Infra-Estrutura (Sinfra) que possibilitaria a construção da obra, mas que o órgão não depositou a quantia, até então. O valor foi definido no ano passado à época do deputado Humberto Bosaipo, hoje conselheiro do Tribunal de Contas (TCE). “Nossa vontade é lançar esta obra em 24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado”, observa Monteiro.
Relativo a gratuidade da passagem, segundo o presidente, virou um desafio. “Em 18 de dezembro do ano passado houve a publicação no Diário Oficial, de 4.99% de subsidio para as empresas do ramo, ou seja, não onerou o governo. O que aconteceu foi a Ager (Agência Reguladora dos Serviços Delegados) confundir passe livre de aposentado e pensionista com o passe livre de idoso”, explicou o presidente afirmando: “Isto é uma vergonha”.
Conforme Silvino Monteiro, o governo tirou o direito dos aposentados e pensionistas ao cometer o equívoco. Segundo ele, hoje no estado são aproximadamente 214 mil inativos prejudicados com a medida.
O deputado Riva se prontificou interceder junto ao governador Blairo Maggi (PR) com vistas a um dialogo que possa devolver condições justas aos direitos da categoria.
Indagado porque da referência de Riva na defesa da classe, Silvino Monteiro disse: ”Nesse mundão de meu Deus o único nome que a gente ouve em qualquer lugar é o de Riva, graças a Deus”, argumentou informando que viaja todo o estado em defesa da classe.
Comentários