Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 25 de Novembro de 2008 às 10:16

    Imprimir


O deputado estadual Ademir Brunetto (PT) realizou na tarde desta segunda-feira, dia 24 de novembro, uma discussão sobre o projeto de lei que dispõe sobre a atividade de Pesca Esportiva no Estado de Mato Grosso, durante o período da piracema.

Participaram representantes do Ibama, Sema, Consema, Empaer, SEAP (da Presidência da República), empresários do segmento pesqueiro e ambientalistas ligados a entidades não-governamentais.

A discussão deixou em aberto várias questões que deverão receber mais atenção em outros encontros. Participantes defenderam a prática do pesque e solte argumentando que a fiscalização é possível e que a pesca esportiva estimula a conscientização de preservação da natureza.

Outros, contrários à concepção, acreditam que a pesca esportiva possa resultar na extinção dos peixes, causada pelo estresse que impossibilita a reprodução das espécies.

Tanto o secretário de Turismo, Yuri Bastos Jorge, como o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Salatiel Alves de Araújo, mostraram-se preocupados com o texto do projeto de lei, uma vez que ainda não há estudos científicos e pesquisas suficientes sobre o impacto que causaria essa prática, na natureza.

De acordo com Salatiel, será necessário um estudo científico durante um período hidrológico inteiro para considerar a possibilidade de aprovação da pesca esportiva, principalmente no período da piracema.

O secretário de turismo esclareceu que a preocupação está em preservar o peixe. “É inconcebível uma empresa que promova turismo cometer atos contra a natureza. O período de piracema deve ser respeitado e para isso o Brasil deve seguir as normas internacionais”.

Colocando em questão a sobrevivência dos hotéis, pousadas e barcos, sugeriu-se que o segmento trabalhasse com tanques-viveiros, para que os exemplares nativos não correm risco de extinção.

Embora o projeto da pesca esportiva, já em prática em vários outros estados brasileiros e em outros países, seja almejado pelos praticantes do esporte e empresários do segmento, o debate mostrou que o assunto ainda deve ser exaustivamente discutido entre especialistas e órgãos, para que as espécies e as bacias hidrográficas que banham o Estado não sofram degradação e nem que o esporte seja praticado de forma irresponsável.

Brunetto garantiu que o projeto será aprofundado para que todos possam beneficiar-se. “Não imaginamos quão polêmica é essa questão ambiental e por isso precisaremos juntar todos os órgãos ligados ao tema e demais interessados para esclarecermos todos os pontos em aberto e acabarmos com as possibilidades de impactos negativos”, destacou o deputado.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169048/visualizar/